Rastreio sobre o Cabelo




A Farmácia do Bairro da Boavista, com o apoio da Sandoz, ofereceu mais um dos muitos rastreios realizados aqui no Bairro.


Decorreu nesta quinta-feira, dia 17 de Março. Trata-se de um rastreio rápido, feito por uma especialista na área; avalia-se o tipo de cabelo, fazendo algumas perguntas e passar pelo teste “máquina” que avalia o cabelo. Eu (Joaquim Pinto) estive lá a fazer este rastreio. O meu caso é genético, mas é possível mitigar o problema com alguns tratamentos.


Cerca de 25 pessoas passaram por lá. Mas esta iniciativa não vai ficar por aqui; fiquem atentos que futuramente terão novidades.


Sabia que:

Existe 4 tipos de cabelos: Normais, Secos, Oleosos e Mistos.


Normais: são naturalmente bastante macios, havendo uma produção normal e regular de gordura por parte das glândulas sebáceas do couro cabeludo. Não aparentam ter excesso de oleosidade nem pontas ressequidas, pelo que exibem um aspecto brilhante e saudável.


Secos: são quebradiços e têm pouco brilho. Tanto podem ser naturalmente secos, como podem sê-lo devido a agentes externos (poluição, vento, sol, processos de coloração e outros produtos capilares). São menos susceptíveis a problemas de queda, já que a irrigação sanguínea se concentra na raiz.


Oleosos: ficam com aspecto sujo rapidamente, potenciado pela simples passagem das mãos ou pela utilização de água muito quente durante a lavagem. A irrigação sanguínea não é concentrada, pelo que as situações de queda de cabelo são mais prováveis.


Mistos: possuem características combinadas de cabelos secos e oleosos. O couro cabeludo é mais oleoso, mas com as pontas ressequidas e espigadas. É o tipo cabelo mais comum e, dadas as suas características, também o mais difícil de tratar.


Problemas e Perguntas sobre: Caspa e a Queda de Cabelo.


Caspa: é, talvez um dos problemas mais frequentes nos consultórios dermatológicos. Deve-se a uma escamação excessiva do couro cabeludo, provocada ora por seborreia (excesso de oleosidade do couro cabeludo) ou por dermatite seborreica (inflamação do couro cabeludo devido ao excesso de oleosidade).

1. Lavar os cabelos todos dias piora o problema?

R: Não. Nos casos em que oleosidade for excessiva ou em que o couro cabeludo estiver inflamado, poderá ser necessário lavar diariamente, de acordo com a orientação de um especialista.


2. O stress piora a caspa?


R: Sim. Principalmente quando esta está relacionada com a oleosidade e com escamação do couro cabeludo decorrente da psoríase (doença inflamatória da pele, crónica e de origem genética).

Queda de Cabelo


1. A queda de cabelo é hereditária?


R: Se os pais têm, ou tiveram, problemas de queda, é possível que também os venha ter. O que define a predisposição genética para calvície é a sensibilidade à hormona DHT. É possível mitigar o problema com alguns tratamentos.

2. Lavar o cabelo todos os dias fá-lo ficar mais fraco e cair?


R: Perdemos cerca de 50 a 150 cabelos todos os dias, mas, em condições normais, os folículos são rapidamente substituídos. O cabelo saudável pode ser lavado e penteado tantas vezes quiser, se bem que seja recomendável um bom champô.


Toda a informação aqui apresentada foi retirada do folheto da Sandoz, “Juntos a Cuidar de Si – O Cabelo”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro