Maria de Fátima - "A Miúda da Boavista"

(Foto retirada do blogue http://gentedofado.blogspot.com)



Maria de Fátima
"A Miúda da Boavista"


A fadista Maria de Fátima Travassos nasceu em 1961 em Lisboa. Começou a sua carreira musical aos 12 anos de idade e logo lançou o seu primeiro álbum. Nos anos seguintes lançou três outros álbuns. Aos 14 anos Maria de Fátima conquistou a “Grande Noite do Fado”, um dos mais cobiçados e importantes galardões no mundo do Fado. Em Portugal partilhou o palco com os maiores nomes do Fado, como Amália Rodrigues, Jorge Fernando e Camané. Actuou no prestigiado Teatro Maria Vitória, na rádio e na TV, e ainda em vários casinos portugueses.
Há 20 anos que Maria de Fátima vive em Amesterdão, Holanda. Tem actuado em teatros e grandes salas como o Royal Concertgebouw (que esgotou!) em Amesterdão e o Vredenburg Musicentre em Utrecht. Além disto dá espectáculos internacionais em França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. Ao longo dos últimos anos milhares de pessoas apreciaram os seus concertos e Maria de Fátima tornou-se uma das mais respeitadas fadistas a trabalhar fora de Portugal.
(do site http://www.mariadefatima.com – só disponível em holandês e inglês)

È uma artista da nossa terra, que todos os anos nos visita. E este ano, não fugiu à regra. A Fatinha, assim conhecida no bairro da Boavista, há mais de 18 anos que aqui não cantava; no ano passado, no entanto, juntou o seu talento ao movimento solidário para a construção da nova igreja do bairro. Cantou “Miúda da Boavista”, num momento único.
Maria de Fátima tem actualmente 9 álbuns editados: “Miúda da Boavista”, “Canta Fados Dedicados ao meu País”, “Fados”, “Meia Laranja”, “Os Pais dos Nossos Pais” “Foi Deus”, “Fado Vivo”, “Alma” e ultimo foi lançado no início do ano “Memorias do Fado” um excelente trabalho da artista.

Nota: A informação e fotografias colocadas neste blogue sobre a Maria de Fátima Travassos foram traduzidas e retiradas do seu site http://www.mariadefatima.com (só disponível em holandês e inglês).

(Espectaculo em Amstelkerk - Amstelveen)



(Espectaculo em St. Aegtenkapel - Amersfoort)


(Sessão de autógrafos em Kleine komedie - Amsterdam)

Comentários

  1. Olá boa-tarde.
    Sou uma admiradora da "MIÚDA DA BOA-VISTA" pois conheço-a vai para mais de 20 e tal anos...eramos as duas umas miúdas sendo que eu sou um pouco mais velha. Visitei o site dela mas, infelizmente não consegui deixar lá um comentário.

    ResponderEliminar
  2. obrigado pela pagina bonita que fizeram e bom sentir que nao sou esquecida pela minha gente ppelo bairro que me viu nascer e crescer embora eu esteja longe ja ha mais de 28 anos continuo e serei ate morrer orgulhosa de ter nascido no bairro da boa vista (O MEU BAIRRO) e vaidosa de ter sido e continuar a ser MIUDA DA BOA VISTA


    BEIJINHOS E XI-coracoes pra toda a gente do bairro


    MARIA DE FATIMA


    HOLANDA AMSTERDAM

    ResponderEliminar
  3. adorei pois devo ser a fã n.1 da miuda da boavista. ela tem uma voz maravilhosa so é pena que não tenha sido reconhecida cá em Portugal pela sua lindissima voz, força miuda continua a cantar como so tu sabes fazer. Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá, sou do bairro da boavista e neste momento estou a trabalhar na Holanda, estou aqui à cerca de um mês e todos os Holandeses falam da Maria de Fátima quando digo que sou portuguesa. Como não a conhecia fui pesquisar e acabo por descobrir que é do meu bairro!!!! Fico muito contente por estarmos bem representados na Holanda!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro