Fórum Lisboa, uma sessão dedicada aos Bairros Municipais


# Bairros Municipais em Debate na Assembleia Municipal de Lisboa
A Assembleia Municipal promoveu, dia 19 de Novembro, no Fórum Lisboa, uma sessão dedicada aos Bairros Municipais, organizada em dois Painéis, cada um seguido de um período de debate. A primeira parte dos trabalhos teve como oradores o sociólogo Nuno Miguel Abrantes, o deputado municipal Arqtº Francisco Silva Dias e a Vereadora Helena Roseta; o segundo painel: “A Voz dos Bairros”, contou com a intervenção dos agentes locais.
  Debate sobre Bairros Municipais Debate sobre Bairros Municipais  Debate sobre Bairros Municipais  Debate sobre Bairros Municipais  Debate sobre Bairros Municipais    
A Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Simonetta Luz Afonso, presidiu à sessão de abertura do debate, referindo a importância de reflectir sobre as mudanças que se têm operado em Portugal nas últimas décadas, depois de se ter assistido a um forte processo de urbanização, simultâneo a uma mudança social de grande amplitude a todos os níveis. Numa altura em que o município de Lisboa vem procurando melhorar o seu modelo de gestão dos bairros, (que têm na sua génese uma política de erradicação de alojamentos precários), tornando-o mais eficiente e adequado à dinâmica social que lhe é transversal, há que “prosseguir o caminho que acolhe a interculturalidade, a intergeracionalidade, a justiça, a solidariedade”, concluiu a presidente da AML.
 
  Debate sobre Bairros Municipais  Debate sobre Bairros Municipais  Debate sobre Bairros Municipais  Debate sobre Bairros Municipais 
 Seguiram-se as intervenções dos três oradores do primeiro painel: o sociólogo Nuno Miguel Augusto, com “Modelos sociais e situação económica”; o Arqtº Francisco Silva Dias com “Bairros Saudáveis, Bairros Amigos” e a vereadora do pelouro da Habitação, Helena Roseta, com “Novas Regras nos Bairros – Perspectiva Legal”.
A vereadora Helena Roseta (veja aqui a sua intervenção) fez um balanço da evolução da situação da habitação social e adiantou as perspectivas de futuro, destacando os 35 Bairros que foram incluídos na “Carta dos BIP/ZIP” (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa) e a elaboração do novo quadro regulamentar da Habitação Municipal com regras claras, mais justiça, equidade e participação. A autarca lembrou que está a ser feito um levantamento para “saber quem mora nas casas municipais e quanto paga de renda”, que vai contribuir para garantir em Lisboa “mais casas para quem precisa”.

 Após uma curta pausa, durante a qual teve lugar uma expressiva apresentação de danças africanas pelo grupo “Kukinas”, do Centro de Arte e Formação da Junta de Freguesia do Lumiar, teve início o segundo painel, com as intervenções dos representantes de associações de moradores, instituições, colectividades e grupos comunitários, de várias freguesias e bairros de Lisboa.
Fernando Braancamp, presidente da Junta de Freguesia do Alto do Pina e da Comissão Permanente de Habitação, Reabilitação Urbana e Bairros Municipais, encerrou os trabalhos, considerando que "os objectivos do debate foram alcançados" e recordando que as questões relacionadas com a construção e gestão dos bairros “não se esgotam neste debate” e dizem respeito, “não só a quem lá vive mas também a todos os munícipes”.

Esta noticia foi retirada do site da Câmara Municipal de Lisboa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro