Fado reconhecido como património Imaterial da Humanidade




Por Redacção do Jornal da BOLA 
A candidatura portuguesa de elevar o fado a património imaterial da Humanidade junto da Unesco foi aprovada há minutos em Bali, na Indonésia.

Para assinalar o momento, e na falta de um fadista na sala, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, usou o telemóvel para passar «Estranha Forma de Vida», de Amália.

O embaixador junto da Unesco, Fernando Andresen Guimarães, comentou a distinção. «Portugal tem muitas possibilidades, mas ainda estamos a digerir a de hoje, esta é a noite do fado. Agradecemos a quem participou nesta candidatura e sente que o fado é a sua identidade nacional», disse à TSF. 

A reunião, com várias horas de atraso, terminou de seguida, sendo 20 horas de acordo com a hora local. As restantes candidaturas, e são ainda nove, serão avaliadas segunda-feira

O Presidente da República congratulou-se com a decisão da UNESCO de designar o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Numa mensagem colocada no site da presidência, minutos depois do anúncio, Cavaco Silva mostrou a sua satisfação:

«Foi com profunda satisfação que tomei conhecimento da decisão, tomada na VI Reunião do Comité Internacional da UNESCO, de integrar o Fado na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Este reconhecimento constitui um motivo de orgulho para todos os Portugueses: a partir deste momento, o Fado é reconhecido como um Património de toda a Humanidade, um valor inestimável no presente e uma herança cultural importante para as gerações futuras.

Quero felicitar todos os que, mais directamente, estiveram envolvidos na preparação, desenvolvimento e divulgação desta candidatura. O seu sucesso é também o sucesso de todos os que, ao longo de mais de um século, viveram, trabalharam, escreveram e cantaram o Fado. Estão de parabéns os fadistas, os poetas, os músicos, os compositores, os estudiosos e todos os que contribuíram para fazer do Fado uma melodia universal.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro