Fado reconhecido como património Imaterial da Humanidade




Por Redacção do Jornal da BOLA 
A candidatura portuguesa de elevar o fado a património imaterial da Humanidade junto da Unesco foi aprovada há minutos em Bali, na Indonésia.

Para assinalar o momento, e na falta de um fadista na sala, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, usou o telemóvel para passar «Estranha Forma de Vida», de Amália.

O embaixador junto da Unesco, Fernando Andresen Guimarães, comentou a distinção. «Portugal tem muitas possibilidades, mas ainda estamos a digerir a de hoje, esta é a noite do fado. Agradecemos a quem participou nesta candidatura e sente que o fado é a sua identidade nacional», disse à TSF. 

A reunião, com várias horas de atraso, terminou de seguida, sendo 20 horas de acordo com a hora local. As restantes candidaturas, e são ainda nove, serão avaliadas segunda-feira

O Presidente da República congratulou-se com a decisão da UNESCO de designar o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Numa mensagem colocada no site da presidência, minutos depois do anúncio, Cavaco Silva mostrou a sua satisfação:

«Foi com profunda satisfação que tomei conhecimento da decisão, tomada na VI Reunião do Comité Internacional da UNESCO, de integrar o Fado na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Este reconhecimento constitui um motivo de orgulho para todos os Portugueses: a partir deste momento, o Fado é reconhecido como um Património de toda a Humanidade, um valor inestimável no presente e uma herança cultural importante para as gerações futuras.

Quero felicitar todos os que, mais directamente, estiveram envolvidos na preparação, desenvolvimento e divulgação desta candidatura. O seu sucesso é também o sucesso de todos os que, ao longo de mais de um século, viveram, trabalharam, escreveram e cantaram o Fado. Estão de parabéns os fadistas, os poetas, os músicos, os compositores, os estudiosos e todos os que contribuíram para fazer do Fado uma melodia universal.»

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ODISACO oferece 10 kg de sacos para Mercado Solidário

Associações Moradores da Boavista, Pedralvas, Calhariz e Santa Cruz, juntaram e vão costurar 900 máscaras