Recordação do Bairro Antigo


Recordação do Bairro Antigo


Todos sabem que o Bairro da Boavista foi fundado no dia 25 Outubro de 1941, pelo Presidente da República, Marechal Óscar Carmona.


Os terrenos do que viria a ser o Bairro da Boavista, em Lisboa, foram oferecidos à Câmara Municipal de Lisboa pelo seu proprietário, o Conde do Bonfim para construir casas para os mais carenciados da cidade.


O nosso bairro era provisório, acolheu algumas famílias provindas do Caramão da Ajuda, Av. de Ceuta.


Foram construídas várias casas de "lusalite" de três tipologias (T1, T2 e T3). Cada tipologia tinha o seu valor, mas todos proporcionalmente iguais. O Bairro era separado por cores (azul, vermelho e verde). Cada morador tratava o seu espaço comum; e quem saísse do risco teria o fiscal "à perna".


Por vezes, este “oferecia” algumas multas aos moradores, nomeadamente a quem estendesse a roupa na rua, a quem estragasse os jardins do bairro.


Recentemente, recebi um balde dos anos 50, que fotografámos. E os moradores usavam estes baldes para tomar banho: os moradores aqueciam a água no fogão, ou na lareira; depois perduravam o balde; e, na hora do banho, puxavam a corrente para soltar a tampa. E assim foi durante alguns anos.







Bairro Antigo


O Bairro tinha duas escolas, separadas por sexos (onde, actualmente, funcionam os clubes), uma parteira, um posto de enfermagem, um centro paroquial, uma igreja (que ainda existe), os tanques públicos (onde os moradores lavavam as suas roupas). Havia também chafarizes, um na rua Rainha D. Brites, outro na Estrada da Circunvalação, a caminho do parque de campismo.


Além disso, havia algumas sessões de cinema, que decorriam na escola dos rapazes.


Mais tarde, já depois do 25 de Abril, pôde-se realizar algumas obras. Alguns aumentaram os quintais, colocaram canalização.


Bairro Actual


Actualmente, em 2009, habitam no Bairro da Boavista 12 mil moradores.


O Bairro tem uma escola que acolhe 320 alunos, uma creche frequentada por cerca de 100 crianças. Tem os clubes, a farmácia, cerca de 2 mil casas, espaços para a juventude, ATL's, uma delegação da Junta de Freguesia de Benfica, um GIP – Gabinete Inserção Profissional, um centro de dia, uma associação de reformados, muitos cafés, uma churrasqueira, uma loja de congelados, uma papelaria, e dois super-mercados, um pavilhão desportivo, um campo de "futebol de 11" e uma piscina municipal.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro