Presidenciais 2026: Saiba como e quando votar antecipadamente para a 2.ª volta
Presidenciais 2026: Saiba como e quando votar antecipadamente para a 2.ª volta
Com o segundo sufrágio das eleições para a Presidência da República marcado para o próximo dia 8 de fevereiro, os eleitores que não puderem deslocar-se às urnas no dia oficial já podem organizar o seu voto. O período de inscrições para as várias modalidades de voto antecipado arranca já esta semana.
Voto em Mobilidade: Inscrições de 25 a 29 de janeiro
Para os eleitores que pretendam votar num concelho diferente daquele onde estão recenseados, a inscrição deve ser feita entre o próximo domingo, 25 de janeiro, e a quinta-feira seguinte, 29 de janeiro.
- Como fazer: Através do portal votoantecipado.pt ou por via postal.
- Quando vota: O ato de votação para quem se inscrever nesta modalidade ocorre no dia 1 de fevereiro (o domingo anterior à eleição), no local escolhido pelo eleitor.
Doentes Internados e Presos: Prazos mais curtos
Os eleitores que se encontrem impedidos de se deslocar por estarem internados em estabelecimentos hospitalares ou em regime de reclusão (e que não estejam privados de direitos políticos) têm um calendário específico:
- Inscrições: De 20 a 29 de janeiro.
- Procedimento: Após a inscrição, a recolha do voto será feita por equipas municipais diretamente no local de internamento ou detenção, entre os dias 2 e 5 de fevereiro.
Informações Úteis
Para qualquer uma das modalidades, é essencial ter consigo o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade. Caso o eleitor mude de ideias e não consiga votar antecipadamente no dia 1 de fevereiro, poderá ainda exercer o seu direito no dia normal da eleição (8 de fevereiro) na sua mesa de voto habitual.
A Administração Eleitoral recorda que o voto é um direito e um dever cívico. Planeie com antecedência e garanta que a sua voz seja ouvida nesta decisão fundamental para o país.
Comentários
Enviar um comentário