Abandono de habitações no Bairro da Boavista continua a gerar problemas de segurança e ilegalidades


As zonas de alvenaria do Bairro da Boavista, atualmente praticamente sem moradores, encontram-se votadas ao abandono, apesar de ainda existirem habitações identificadas e sob responsabilidade de entidades gestoras. 

Esta situação tem vindo a gerar problemas recorrentes de segurança, salubridade e utilização indevida do espaço público.


Pontualmente, a GEBALIS procede ao encerramento das habitações devolutas. No entanto, estas acabam por ser ocupadas de forma abusiva e esporádica. Sempre que tal acontece, a Polícia Municipal intervém, procedendo à desocupação dos imóveis, após o que a GEBALIS volta a selar as casas, que já não se destinam a uso habitacional. 

Apesar destas ações, continuam a existir várias habitações nestas condições, mantendo-se um ciclo de abandono difícil de resolver.

Paralelamente, algumas destas casas devolutas e respetivos quintais estão a ser utilizados como depósitos de lixo, uma prática expressamente proibida por lei. Esta situação representa um risco sério para a saúde pública, para a higiene urbana e para a segurança de quem circula na zona.

A situação agravou-se recentemente com um episódio relatado por um morador, João Pinto, que dá conta de que uma carrinha, terá depositado na via pública diversos materiais e objetos, numa altura em que o residente não se encontrava no local. Não foi possível identificar a viatura nem os seus ocupantes. Ainda assim, a prática descrita, a confirmar-se, configura uma ilegalidade e contraria as normas em vigor relativas à deposição de resíduos e utilização do espaço público.

Moradores e entidades locais alertam para a necessidade de uma intervenção mais eficaz, articulada e contínua por parte das entidades responsáveis, de forma a prevenir novas ocupações ilegais, garantir a limpeza dos espaços e devolver condições de dignidade, segurança e salubridade ao Bairro da Boavista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARTILHEM | Alerta aos Moradores do Bairro da Boavista, homem suspeito entrar nos prédios

Falecimento de Albina Pires, moradora do Bairro da Boavista

Bairro da Boavista em Luto: Faleceu a Estimada Dona Maria Alice Casanova