Lisboa procura a sua "Grande Marcha" para 2026: Concurso já está aberto
A composição vencedora receberá um prémio de 5.500 euros e será o hino oficial das Marchas Populares nas próximas Festas de Lisboa.
A tradição volta a cruzar-se com a criatividade. A Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC anunciaram a abertura das candidaturas para o concurso "Grande Marcha de Lisboa 2026". O objetivo é encontrar a música e a letra que melhor captem a alma da capital e que venham a ser interpretadas por todos os bairros no desfile da Avenida da Liberdade.
O Tema: Lisboa e a Europa
Este ano, o desafio criativo tem um mote especial. Para além de versarem sobre a cidade de Lisboa, as letras devem celebrar os 40 anos da entrada de Portugal na CEE (Comunidade Económica Europeia), sob o tema obrigatório: “Somos Lisboa, Somos Europa”.
Quem pode participar?
O concurso é aberto a todos os interessados, maiores de idade e residentes em território nacional. As candidaturas podem ser individuais ou coletivas, sendo permitida a apresentação de mais do que uma composição por autor, desde que enviadas em processos separados.
Requisitos e Prazos
As obras devem ser originais e inéditas, escritas em língua portuguesa e com uma duração máxima de quatro minutos.
Os candidatos devem garantir o anonimato através do uso de pseudónimos no envio dos materiais (partitura, letra e gravação em PEN Drive ou CD).
Prazo limite de entrega: 23 de fevereiro de 2026.
Modo de envio: Correio registado com aviso de receção para a sede da EGEAC.
Prémio: A composição vencedora receberá um valor pecuniário de 5.500,00€.
Avaliação de Especialistas
O júri, composto por personalidades de reconhecido mérito na área cultural e musical, avaliará as propostas em três vertentes: a qualidade da música, a riqueza literária da letra e a apreciação global da composição.
A divulgação da obra vencedora será feita nos canais oficiais da EGEAC, prometendo tornar-se o próximo "ouvido de mercador" de todos os lisboetas e visitantes durante o mês de junho de 2026.
Dica para os candidatos: Pode consultar o regulamento completo e aceder ao anexo de declaração obrigatória através do site oficial da EGEAC.
Comentários
Enviar um comentário