Jovens empreendedores recebem "Capital Semente" - Santa Casa


Jovens empreendedores recebem "Capital Semente"

No âmbito do Programa Jovens Changemakers, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes, entregou, dia 14 de Março de 2012, a primeira parcela do "Capital Semente" aos cinco grupos de jovens premiados pelas suas ideias na área do empreendedorismo social. O objectivo deste apoio financeiro é o de possibilitar o desenvolvimento de um projecto com benefícios para a comunidade em que estes jovens se integram, bem como estimular a capacidade de iniciativa e a criação do próprio emprego.

O Programa Changemakers resulta de uma parceria ente a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a ASHOKA - Empreendedores Sociais, a Universidade Nova de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian. Os 22 jovens premiados têm idades compreendidas entre os 14 e os 22 anos e estão integrados em centros da  SCML e de instituições congéneres.

Recuperar um espaço público abandonado, melhorar o apoio domiciliário a idosos, criar um grupo de percussão intergeracional, dinamizar um ginásio multifunções e promover uma bolsa de voluntariado de artes são os cinco projectos premiados, pensados para as zonas dos Bairros da Ameixoeira, dos Lóios, da Boavista, de Benfica e Prodac no Vale Fundão.

O Provedor da SCML sublinhou a importância de projectos desta natureza, bem como a criatividade dos premiados, salientando que a Santa Casa está sempre disponível para receber ideias inovadoras. Pedro Santana Lopes referiu, ainda, a importância que projectos como estes podem assumir na criação de melhores condições nas áreas urbanas mais desfavorecidas.

Durante a execução deste Programa, e no desenvolvimento das suas várias fases, pretende-se ainda capacitar os jovens para se tornarem agentes efetivos de mudança, através da aposta na sua auto-estima, liderança, trabalho em equipa e iniciativa, capacidades que uma vez adquiridas podem imprimir um movimento de mudança em toda a sociedade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro