Foi resolvido o Problema na Rua 3
No passado dia 1 de Fevereiro, tínhamos dado notícia neste blogue de uma casa do Bairro, habitada por uma senhora idosa, de 66 anos.
Tratava-se de uma casa unifamiliar, rodeada de lixo, com ratos dentro, sendo estes visíveis nas janelas (conforme se podia ver nas fotografias então publicadas). A situação era ainda mais complicada, uma vez que, sem a presença do seu filho, a senhora não permitia a entrada de quaisquer desconhecidos dentro da sua habitação. A lixeira visível a olho nu evidenciava as más condições de salubridade, higiene e acessibilidade.
Mas agora, e após um ano e meio de queixas junto das entidades competentes, os moradores da Rua 3 já podem dormir descansados. A Gebalis deu ouvidos aos moradores e, em colaboração com a Associação de Assistência São Paulo, resolveu o problema.
Durante 13 dias, a Equipa de Rua do Projecto “Cidade Segura – LX” seguiu de perto esta situação tentando dialogar com a idosa e com alguns familiares e, no final, conseguiu também a limpeza do fogo.
Durante a intervenção de limpeza, a moradora esteve sempre presente, e pôde seleccionar os objectos que gostaria de manter. Estes foram armazenados num espaço da Associação de Assistência de São Paulo, de modo a serem posteriormente restituídos.
O restante lixo foi despejado nos vários contentores do lixo do Bairro. Pudemos constatar, como vários moradores, que se encontrava lá um pouco de tudo: telhas, colchões, madeiras, ferros, etc.
A equipa começava a trabalhar às 18.00 horas para acabar pelas 04.00 horas da manhã do dia seguinte, retomando este ritmo por vários dias. Entretanto, a intervenção já foi concluída.
Segundo o relatório elaborado, o fogo não apresenta condições de habitabilidade, nomeadamente por falta de fornecimento de água e de isolamento térmico, e devido a infiltrações.
O blogue dá os parabéns a todos que contribuíram para a resolução deste problema.
Pena não se resolverem mais problemas assim, mas estão de parabéns por esta iniciativa, ás vezes divulgá-la aqui dá resultado.
ResponderEliminarPara bem de todos e do Bairro.
Manuela