5 de novembro de 2013

Voltou os "Bolos Chineses" ao Bairro da Boavista!

Bolo Chinês


"bolo chinês" é um bolo crocante e com cobertura de caramelo quente; é um doce típico do Bairro da Boavista. Têm semelhanças com a velhoz que é um doce frito, à base de farinha de trigo e ovo, mas com uma diferença: é mergulhado com caramelo quente.


É um doce muito bom, que aqui no bairro se vende muito bem - quando existe, claro. Actualmente podem encontrá-lo na Rua 9 e perguntem onde é a Casa do Diogo Oliveira do Ti Edmundo…


Nos meus tempos de adolescência e ficaram para a história quando estes bolos chineses preparados por outra moradora, a D. Luísa da rua 3.

O bolo chinês custa 0,70€, mas deixamos uma sugestão: leve 1,40 €, porque depois de provar um vai certamente querer outro.

5 comentários:

  1. Tenho uma coisa a acrescentar, eu tb comi muitos bolos desses na "menina Luísa" como eu lhe chamava, mas à dois fins de semana atrás comi uns feitos pela São da rua 3, ela tb faz e são maravilhosos. Até porque a receita desses bolos foi a mãe da São (que Deus a tenha, a alma em descanso) que desvendou.

    ResponderEliminar
  2. Só para clarificar uma coisa: o bolo chinês não começou por ser feito pela D. Luísa, mas sim pela D. Isaura da Rua 3, a D. Luisa pediu à D. Isaura a receita e começou também a faze-los (na altura em que fazia também os gelados de gelo e afins). Podes perguntar a QUALQUER morador original da Rua 3 que eles confirmam-te.
    Já agora: o formato do bolo que está na imagem também não é o formato original do bolo chinês e quanto à receita original...digamos apenas que têm aparecido bastantes variações desde que eles começaram a ser feitos. Ah e a receita original poucas pessoas a sabem pois ela não tem medidas méticas, apenas "olhómetro" ;) mas fico-me por aqui ;P

    ResponderEliminar
  3. uma boa receita agua e farinha = 500% de lucro

    ResponderEliminar
  4. por quem foi inventado poco importa pq ficaram outras pessoas a fazelo e continuar algo bom,e antes da Sao fazer ja outras pessoas o faziam como vender doces,gelados,baunilha etc etc..fica a dica pa qem gosta e o formato poco importa pq ate foi tirado secalhar pela net o importante e o sabor,bom apetite :)

    ResponderEliminar
  5. na minha adolescência so a d. luisa os vendia por isso mt gente n ter conhecimento da D. isaura

    ResponderEliminar