Reportagem Jornal Correio da Manhã - 70 anos do Bairro da Boavista


Comemora 70 anos

Bairro social mais antigo de Lisboa em festa

O bairro da Boavista, em Lisboa, celebra 70 anos. A data foi esta manhã de domingo assinalada com a celebração de uma missa campal, presidida pelo pároco local, Constantino Tiago. A história do bairro é de resistência numa cidade onde a política de habitação retira a classe média dos bairros sociais.
Por:João Saramago

O aniversário do bairro, com nove mil habitantes repartidos por 1577 habitações, conta na terça-feira, com a inauguração da sede da Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista.
Joaquim Pinto, vice-presidente da associação de moradores disse ao CM que o bairro conta com cerca de 30 casas sem habitantes e outras 60 vazias que são para demolir. O mesmo responsável acrescenta que desde 1995 que não são construídas novas habitações no bairro.
O jovem dirigente de 25 anos, acrescenta que a história do bairro é de sobrevivência. "Houve bairros municipais que ao fim de 20 anos desapareceram e o nosso continua", disse, apesar da dificuldade na fixação das pessoas.
A construção de laços de vizinhança no bairro é contudo dificultada pela política de habitação camarária. "A núcleos familiares com mais de 1200 euros não é permitido continuar a viver no bairro mesmo pagando rendas ao preço do mercado", disse.
"A compra de casa é também condicionada. Residentes há mais de 30 anos podem comprar a casa por cerca de 25 mil euros, mas após a sua morte os herdeiros não podem ficar com a casa", acrescentou.
Perante tais condicionantes, as pessoas acabam por sair do bairro, sendo imposta uma alta  rotatividade nas casas de um bairro isolado junto ao Parque de Monsanto e no qual a classe média não consegue estabelecer-se. ao contrário de outros bairros de origem social existentes, por exemplo, na Ajuda ou na Madre Deus.

Esta noticia foi retirada no site do jornal Correio da Manhã 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro