Reportagem Jornal Correio da Manhã - 70 anos do Bairro da Boavista


Lisboa: Tem nove mil moradores

Boavista sobrevive

O bairro da Boavista, em Lisboa, está a celebrar 70 anos. A data foi ontem assinalada com a celebração de uma missa campal presidida pelo pároco local, Constantino Tiago. O bairro social municipal mais antigo da capital conta com nove mil habitantes.
Por:João Saramago 

A maioria da população é idosa, e a subida do nível de vida e a falta de casas levaram os mais novos a migrar para bairros da periferia. Joaquim Pinto, vice-presidente da Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista – instituição que vai ter a partir de amanhã nova sede – explica ao CM que o bairro conta actualmente com 30 casas sem inquilinos e outras 60 estão vazias, devendo ser demolidas. O responsável acrescenta que desde 1995 não são construídas novas habitações no bairro.
O jovem dirigente, de 25 anos, acrescenta que a história do bairro tem sido de sobrevivência. "Houve bairros municipais que ao fim de vinte anos desapareceram, e o nosso continua a resistir."
Insegurança, casas e espaços públicos degradados, falta de transportes e aumento do desemprego são os principais problemas daquele bairro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro