O Jovem Cientista...

Pedro Baptista
Dr. Pedro Baptista 


O Dr. Pedro Baptista, famoso cientista português que lidera a equipa que criou o primeiro fígado em laboratório, passou pelo Bairro, nomeadamente pela farmácia da Boavista, onde tinha estagiado em 2001. O Dr. António Melo (farmacêutico, na farmácia do Bairro), fala do seu colega e amigo com muito carinho: a avaliação que faço do Dr. Pedro é muita boa, pelas suas capacidades humanas e profissionais, pela sua adaptação à equipe de trabalho e ao ambiente social do Bairro e, claro, pela simpatia para com os utentes da Farmácia. No final do seu estágio, a sua nota foi de 18 valores.

“Pedro Baptista – o jovem cientista português de 33 anos, que desenvolveu células hepáticas em laboratório, no Instituto de Medicina Regenerativa do Centro Médico Baptista da Universidade de Wake Forest, em Winston-Salem, na Carolina do Norte (E.U.A), uma espécie de ‘mini-fígados’ – revelou-se tenazmente contra a resignação e diz agora que não arredará o pé dali “enquanto não tentar o transplante”.
Este investigador, que frisa ser “um alentejano de gema”, tem percurso marcadamente lusitano e revelou ao «Ciência Hoje» que, após conseguir aquilo que se propõe [o transplante de um órgão completo], almeja que o futuro seja igualmente em terras lusas. Mudou-se para os Estados Unidos, em 2004, para realizar o doutoramento e é um elemento do extinto programa de Biomedicina da Gulbenkian.
“Lembro-me perfeitamente do momento em que quis seguir esta área”, disse. E acrescentou que, ao longo da constituição do ano académico, aquando de um dos temas dos seminários sobre Biologia do Desenvolvimento e Células Estaminais, “foi quando o interesse se fixou”. “É isto, aquilo que realmente quero fazer”, exclamou. (continua em Ciências Hoje)

Queremos dar os parabéns ao Dr. Pedro e à sua equipa por este feito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro