Carta dos BIP/ZIP aprovada em reunião de Câmara



A Carta dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa (BIP/ZIP) foi aprovada pelo executivo municipal na reunião de Câmara de 17 de Novembro, sendo agora submetida a votação na Assembleia Municipal. A ideia é apoiar pequenos projectos nos 67 bairros identificados.
Os moldes das candidaturas estão neste momento a ser discutidas com as Juntas de Freguesia, que poderão apresentar propostas conjuntas com associações de moradores ou de outro carácter (...). 
Para a vereadora da Habitação, Helena Roseta, um dos objectivos pretendidos com a Carta é precisamente dar-lhes a conhecer os locais onde vivem, devolvendo ou reforçando o “sentimento de pertença das pessoas aos seus bairros”, acrescentando que para isso é preciso “ir à procura das histórias destas pessoas”.

A verba prevista para 2011, para o total das 67 zonas, ronda 1 milhão de euros, havendo já algumas ideias de intervenções, em áreas como a requalificação do espaço público, entre outras.

No relatório da consulta pública levada a cabo nos meses de Agosto e Setembro, e apresentado pela vereadora, pode verificar-se que houve 1039 respostas aos inquéritos e 249 comentários. Quando questionados sobre quais os três temas que mais os preocupam, os moradores apontaram a segurança, as casas vazias / degradadas e a marginalidade. O desemprego e a desocupação dos jovens foram os outros temas mais apontados do conjunto dos treze apresentados no inquérito.

Carta BIP/ZIP



Na reunião foi, também, aprovada uma proposta apresentada pelo vereador da Educação, Manuel Brito, que alarga os apoios previstos para os alunos integrados no primeiro e no segundo escalões, no âmbito da acção social escolar. O escalão B passa assim a ser abrangido pelos apoios a 100 por cento (contra os 50 por cento anteriores). Para a vereadora Helena Roseta esta é uma medida que revela que a Câmara está “atenta ao evoluir da crise e aos problemas das famílias”.

Veja esta informação na integra em http://www.cm-lisboa.pt/?idc=88&idi=55384

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro