Dia dos Avós


( O bolinho que os meninos prepararam)



Comemoração do Dia dos avós


No Centro de Acolhimento Infantil (C.A.I) do Bairro da Boavista realizou-se uma festa para os avós dos meninos. Mas antes disso foi explicada a razão de se comemorar esse dia. O Dia dos Avós comemora-se todos os anos no dia 26 de Julho, o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. No século I a.C., conta a história, Ana e seu marido Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem baptizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são pois os padroeiros dos avós…

No C.A.I., a festa do dia dos avós começou bem cedinho (no dia seguinte). As crianças fizeram dois bolinhos, um de iogurte e o outro de chocolate. Cada criança ajudou um pouco, por ex. a partir os ovos, a colocar a farinha, o açúcar e os outros ingredientes. Depois fomos todos almoçar, enquanto a Ana Paula (auxiliar da sala dos 4 anos) pedia à Dona Alexandrina (cozinheira) para colocar os bolinhos no forno. Com a barriga cheia, fomos descansar. Acordámos da sesta com o cheirinho dos bolinhos que tínhamos feito, arrumámos a sala e preparámos a sala para receber os avós. Foi uma festa e peras; os avós receberam prendinhas e flores.

Sabia que o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos? Muitas vezes eles são o suporte afectivo e financeiro de filhos e netos. Por isso se diz que os avós são pais duas vezes. As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com o sentimento de estar a vivenciar os frutos dos seus frutos, ou seja, a continuidade das gerações. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros e nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos seus avôs e avós e dizer o quanto se lembra deles.

O blogue do bairro da Boavista expressa seu profundo carinho por todos os avôs e avós que nos visitam.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro