Columbofilia no Bairro da Boavista

(Carlos Gaio)


Columbofilia no Bairro da Boavista


Carlos Gaio,
morador do Bairro da Boavista, colaborador da Makro de Alfragide há 17 anos e sócio da Federação Portuguesa de Columbofilia. O Gaio, assim conhecido no bairro, tem uma paixão pela columbofilia e tudo o que diz respeito aos pombos-correio (características, doenças e capacidades únicas).
Esta paixão dura desde os seus 12 anos de idade. Actualmente tem o seu pombal no nosso bairro (por trás da rua 4 junto do campo de futebol 11), com cerca de 12 metros de comprimento e contendo 77 pombos separados por sexos.

Nas muitas conversas entre o autor do blogue e o amigo Carlos Gaio, este explicou entre outra coisas que estes pombos-correio conseguem cobrir distâncias como a de Barcelona até Lisboa (1100 km). Recentemente estes pombos foram largados em Bragança às 8h25m e chegaram ao seu pombal (em Lisboa) às 14h12m; neste percurso, atingiram velocidades médias de 100 a 120 km por hora.

Existe da parte de Carlos Gaio uma dedicação especial por estes animais, vista em detalhes como a alimentação com ração especial (várias sementes) e a hora diária em que lhes permite voar como forma de treino.

Em frente ao pombal assinalamos, pela sua raridade hoje em dia, a sua horta, com cebolas, alfaces, feijão e muitos vegetais.

No Bairro da Boavista há 9 columbófilos; pode dizer-se que esta é a catedral da Columbofilia (em relação aos bairros sociais da cidade de Lisboa).




(O Pombal)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro