Missa de despedida do Pe. Agostinho


Ontem, 16 de Setembro, pelas 19 horas, o Pe. José Agostinho Sousa, pároco cessante de São José do Bairro da Boavista, celebrou uma missa de despedida da paróquia. Na celebração tomaram parte alguns padres amigos, nomeadamente o Cón. José Augusto Traquina (pároco de Nª Sr.ª do Amparo, de Benfica), o Pe. Bernardo Santos (pároco da Buraca), Pe. Constantino Tiago (novo pároco do Bairro), o Pe. Francisco Santos (pároco da Ajuda). Esteve também o Diác. António Pedro, que desenvolveu o seu trabalho pastoral nesta paróquia, e que será ordenado padre no dia 26 de Setembro. Muitas instituições do Bairro também se fizeram representar, na Eucaristia que teve forte presença dos moradores do Bairro, de familiares e convidados do Pe. José Agostinho.



Tudo isto levou a que o espaço da modesta igreja paroquial se tornasse pequeno para abarcar tanta gente. O ambiente emotivo que comporta uma despedida também se fez sentir, nomeadamente com algumas lágrimas que se viam correr face abaixo dos presentes.

No final da celebração, o Pe. Agostinho agradeceu a todos e a todas que o ajudaram neste caminho de 5 anos como pároco no Bairro da Boavista. Salientou o quanto esta comunidade foi e continua a ser especial por quanto tem sido uma comunidade que sabe dar amor, partilhar, receber, ... Por outro lado, deixou expressar nas suas palavras o carácter de um “até já” de que se reveste esta despedida. Deixou ainda uma lembrança, intitulada “Encruzilhadas da Vida”, qual recordação deste momento forte da paróquia, que é a despedida de um pároco e a recepção de outro.



O encontro de despedida concluiu com um jantar-convívio, em que não faltaram os presentes. O Pe. Agostinho foi agraciado com ofertas da parte da comunidade paroquial bem como da Câmara Municipal de Lisboa, representada na pessoa do Vereador da Educação, Dr. Manuel Brito, e da Junta de Freguesia de Benfica, representa pela presidente, Dra. Inês Drummond.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro