Bairro da Boavista sempre na Mira



Nesta Terça-feira, dia 29 de Junho, a Assembleia de Junta de Freguesia de Benfica (AJF-Benfica) reuniu sob a presidência do Dr. Ricardo Saldanha, Presidente da Mesa da Assembleia. A reunião que decorreu na sede da Junta de Freguesia contou com a presença de quase todos os seus membros eleitos (de que faltaram apenas três), bem como dos vários membros do Executivo da Junta de Freguesia, a saber a presidente de Junta de Freguesia, Dr.ª Inês Drummond, os vogais do Desporto e Juventude, da Cultura, do Espaço Público, e da Educação e Inserção Social, bem como o Tesoureiro.
A ordem de trabalhos foi a seguinte:

- Aprovação das Actas;
- 1ª Revisão do Orçamento para 2010;
- Tabelas do Centro Clínico;
- Ratificação do Protocolo com a Gebalis EM;
- Outros Assuntos de Interesse para Freguesia.

O membro da Assembleia eleito pelo CDS/PP foi o que mais interveio, mas destacam-se também as intervenções dos líderes de bancada da CDU e do BE.


Nesta reunião, o Bairro da Boavista esteve sempre da mira, devido ao estado de degradação do Clube Desportivo Lisboa e Águias, à delegação dos CTT, mas também por causa do projecto de realização de um filme documentário sobre a história do Bairro da Boavista.

A líder de bancada da CDU interveio sobre o estado de degradação das ex-instalações do Clube Águias. A Presidente da Junta tomou a palavra para responder, mostrando haver uma certa conflitualidade sobre “quem é que faz o quê”, uma vez que a Câmara Municipal de Lisboa cedeu novas instalações ao “Águias”, e a EPUL teria ficado responsável pelo terreno e pela demolição as ex-instalações do clube. Não está em causa a demolição do edifício, mas a forma como se faz, nomeadamente no respeito pelas regras da União Europeia (UE), uma vez que foram detectados alguns produtos químicos que podem afectar a saúde pública.

À pergunta sobre a estação dos CTT, a Presidente não avança com datas concretas, assegurando todavia que as conversações com os responsáveis dos CTT estão bem encaminhadas, com a forte possibilidade de a estação dos CTT no Bairro da Boavista começar a funcionar já por volta da próxima reunião da AJF-Benfica, ou seja, mais ou menos daqui a três meses.

Acerca do projecto de um filme documentário sobre a história do Bairro da Boavista, um deputado do PSD questionava se haveria um protocolo com a Gebalis EM. Foi-lhe respondido que o filme só tinha sido possível através da Junta de Freguesia de Benfica em colaboração com a Gebalis EM. No início de 2010, todas as instituições (clubes, associações, e demais instituições) tiveram a oportunidade de apresentar um máximo de dois projectos para os bairros que são geridos pela Gebalis EM. No caso da Boavista, a Junta de Freguesia apresentou dois, de que apenas um foi aprovado, a saber este do filme documentário. A Gebalis EM disponibilizou cerca de 11 mil euros para realização deste projecto, que vai ter a parceria da Faculdade de Ciências e Comunicação Social. Este assunto foi levado a votação, e o projecto foi aprovado com 10 votos a favor (do PS, CDU e BE), e 6 votos contra (do PSD e CDS/PP).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro