Turma já teve sete professores este ano


O segundo período ainda agora começou, mas 22 alunos da EB 1 Arquitecto Ribeiro Telles, em Benfica, Lisboa, já tiveram sete professores. Por estar num bairro desfavorecido, a escola faz parte de um programa do governo para combater o insucesso, mas os professores contratados desistem ao fim de um mês.


A docente da turma do 4º ano foi mãe pouco depois do início das aulas e os professores que se seguiram ficaram por pouco tempo. Pais e educadores temem, por isso, que os filhos estejam mal preparados para passar ao segundo ciclo de ensino.


A escola contratou três professores substitutos que ficaram à experiência durante um mês, mas acabaram por desistir.

«Os miúdos portam-se mal, subiam à parede e queriam andar à porrada com a professora», explica Sinara, uma das alunas do 4º ano afectada.
«Na turma estão três ou quatro alunos, juntam-se e tratam mal as professoras (...) e elas vão-se embora, porque não estão para aguentar», acrescenta Delfina, avó de outra aluna.

No bairro social da Boavista a escola podia ser um factor de estabilidade, mas com tantas mudanças de professores é difícil manter a rotina.


«Os alunos terem trocar de professores não lhes conseguem manter o respeito, hoje conhecem uma, amanhã outra e isto para eles é uma brincadeira, nem conseguem levar a escola a sério», desabafa Vera Martins, mãe de uma aluna.


A escola tem autonomia para contratar os professores mais indicados à função e ao meio, mas ambas as partes podem rescindir contrato no prazo de um mês. Entre tantas trocas quem sai prejudicado são os alunos.
Noticia de: WWW.TVI24.PT

Comentários

  1. É muito triste ver a escola onde passei optimos anos da minha infancia, esteja agora esta desgraça visivel.
    A qualidade de "ser professor", há muito que se tem vindo a perder, é um facto, mas acho que é importante, aliás muito importante, de ser revelado a estrutura mental de muitas mães que existem no Bairro da Boavista! E digo isto, não por ouvir falar, mas porque vi, e vi muitas vezes, mães a BATEREM em professoras SÓ porque as professoras põem os alunos (filhos) de castigo!!!!! Isto é uma vergonha!!!!
    (e desde já afirmo que aqui não há nada que desrespeite as mães do bairro, porque eu sou uma delas, mas não escondam os factos, as coisas que realmente acontecem!!)
    Agora, quero que me expliquem, como é que querem que os filhos não andem a tratar mal os professores, não andem em cima das mesas, não saltem as janelas, etc, etc, etc...
    Eu sou mãe e sou educadora, e se uma professora põe o meu filho de castigo, eu não vou pedir justificações! Porque elas não fazem NADA por acaso!
    Epa e por amor de deus...
    As professoras são EDUCADORAS DE EDUCAÇÃO, NÃO SÃO ESCRAVAS NEM DAS MÃES NEM DOS FILHOS. AS PROFESSORAS NÃO TÊM DE ATURAR TUDO! ACORDEM!
    Não metam a culpa somente nas professoras!

    Este bairro teve dos melhores professores de lisboa, este bairro tem uma escola que tem as melhores instalações, este bairro tem tudo para os moradores usufruirem, até um blog o bairro tem, onde todos podemos ver o que se está a passar, onde todos podemos e devemos dizer oo que achamos mal e o que achamos bem!
    Pessoal, ACORDEM, porque nós temos tudo para ser um bairro reconhecido favoralmente..

    Um abraço a todos os moradores do Bairro da Boavista, e um "Muito obrigado" ao autor do blog, por todo o cuidado em publicar estes post's acerca do bairro.

    AM

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, também eu andei nesta escola, e tinhamos respeito pelos professores.
    Mas agora parece que todos estão com o sindrome de estupidez e falta de civismo.

    Manuela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro