Comprometeram-se e vai ser Comprido


Comprometeram-se
e vai ser Comprido

.

Na sequência da visita do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Dr. Manuel Salgado, e da candidata à Junta de Freguesia de Benfica, Dra. Inês Drummond, a partir de amanhã, dia 25 de Setembro, podemos ter novos bancos de jardim nos passeios junto aos lotes A até D, e também nos lotes 50 a 53. A D. Gilda Caldeira, moradora, explicou ao Dr. Manuel Salgado que vários idosos tinham dificuldades em sair para passear por não terem bancos perto dos seus lotes. Deu o exemplo da sua mãe, que se aproxima dos 86 anos.


engenheira da CML que esteve hoje no local disse que a Câmara já havia recebido pedidos da Junta de Freguesia de Benfica para colocação de pilaretes e bancos de jardim, mas que nenhum pedido havia sido feito para a Boavista.


Foi denunciado à Dra. Inês Drummond que os jardins junto dos lotes estavam quase todos secos. Foi também revelada a situação dos lotes 50 a 53. O projecto inicial apresentado pela engenheira a cargo da obra incluía clarabóias e janelas, mas durante a construção os moradores verificaram que umas não foram colocadas e as outras foram substituídas por blocos de vidros. Em caso de fogo, o fumo não tem como sair do lote, o que cria uma situação muito perigosa.


Foram mostradas as empenas das torres laranjas (lotes 12, 24, 26), que têm várias rachas. Nesses mesmos lotes há queda de azulejos. Mostrou-se as casas degradadas na alvenaria, onde actualmente vivem toxicodependentes. Em alguns momentos o assunto foi actuação da Gebalis no bairro, nomeadamente por não dar resposta aos pedidos de desdobramento de vários moradores. Além destes problemas, denunciou-se ainda a degradação da calçada em vários pontos do bairro e a falta de passadeiras nas escolas.


A moradora Sandra Pinto denunciou à candidata vários problemas que a escola do Bairro da Boavista apresenta; entre eles, disse, está o de não ter papel higiénico.


A Dra. Inês Drummond visitou várias casas na zona da alvenaria. Uma delas foi a da D. Patrícia, que vive num T4 com 3 casais e 4 crianças. A casa mostra extrema degradação. Gebalis prometeu resolver o assunto à moradora mas tal não se concretizou. Em breve a moradora vai apresentar uma sugestão: no Lote 11 vive uma senhora num T3, que apresentou um pedido para um T1; o T3 libertado ficaria para a D. Patrícia.


A candidata ficou feliz quando viu quatro idosas sentadas num banco do bairro, por ter ouvido antes que os bancos eram colocados mas ninguém os usava. Uma senhora respondeu: «Este banco foi colocado a nosso pedido. Já temos uma certa idade e precisamos de descansar, e aqui estamos. As nossas amigas também pediram [um banco] lá para o fundo da rua mas ainda esperam pelo banco em pé».


A Dra. Inês visitou o Jardim da Pedra, um local de lazer onde por vezes se fazem arraiais; mas o assunto de hoje não foi festa, mas antes a falta de iluminação no local, que este blogue denunciou há tempos junto da Câmara Municipal. Dos 30 candeeiros, só 10 estão acesos, o que à noite é totalmente insuficiente. Explicou-se que o problema se devia em boa parte à falta de protecção dos candeeiros.


Para terminar, a candidata disse: «Bom, hoje fiquei a conhecer o bairro, e conto com a participação dos moradores para resolver os assuntos do Bairro da Boavista».


Deixamos aqui algumas fotos:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro