Rastreio de Oftalmologia – Farmácia da Boavista


Mais um rastreio organizado pela Farmácia da Boavista. É já na próxima segunda semana, dia 28 de Março – das 9h00 às 18h00 (com paragem para almoço), limite de 50 inscrições. Após este rastreio, se necessitar, poderá adquirir os seus óculos com descontos especiais, dirigindo-se à OPTICLASSE (entidade parceira neste rastreio).
                         
DESCONTOS ESPECIAIS : - ÓCULOS COMPLETOS --------- 30%
                                         - SÓ as LENTES----------------- 25%

 
Saiba quais são os principais problemas de VISÃO associados à idade.

A visão, tal como os seus outros sentidos, ressentem-se como o passar dos anos. E tal como audição, o paladar e o olfacto lhe vão pregando partidas, também os seus olhos dão sinais de cansaço. E há mesmo doenças que estão claramente associadas à idade. Fiquei aqui a conhecer algumas delas.

DMI – Degenerescência Macular Relacionada com idade.

Este problema, tal como o próprio nome indica, está sobretudo relacionado com a idade, sendo mais frequente dos 60 anos. A DMI é a principal causa de cegueira do mundo ocidental e calcula-se que no nosso país afecte cerca 300 mil pessoas. O DMI desenvolve-se de uma forma gradual e sem dor, conduzindo à perca progressiva da visão central, que resulta numa sensação de ter os olhos como que embaciados.

Alguns sinais de alerta:

·         Surgir uma mancha escura ou uma área vazia no centro da visão;
·         As palavras numa página parecerem pouco nítidas ou distorcidas;
·         Olhar para linhas rectas e elas parecerem tortas.

Cataratas

Embaciada, fica também a visão de quem sofre de cataratas. Esta doença também está associada ao envelhecimento, embora este não seja a sua única causa. A toma de determinados medicamentos, nomeadamente corticóides, pode afectar o cristalino, o mesmo acontecendo com algumas doenças, como a diabetes. Esta doença, se não tratada, pode tornar-se bastante debilitante e complicar a realização de tarefas tão simples como cozinhar, fazer compras, tomar remédios sem dificuldade ou ver os seus programas de televisão preferidos.

Alguns sinais de alerta:

  • ·         Visão turva
  • ·         Aumento da sensibilidade à luz
  • ·         Mudança frequente de óculos
  • ·         Visão dupla num olho
  • ·         Baixa visão nocturna
  • ·         Diminuição de sensibilidade às cores

Glaucoma

O Glaucoma é uma das principais causas de cegueira em Portugal afectando mais de 100 mil portugueses. É uma doença dos olhos na qual vai havendo uma progressiva subida de tensão ocular levando à diminuição progressiva da visão, podendo mesmo chegar à cegueira irreversível. A principal dificuldade aliada ao glaucoma é facto de evoluir quase sempre sem sintomas. Ou seja, muitas vezes o diagnóstico surge quando já há perca de visão. Como tal, é fundamental o diagnóstico precoce desta doença que, se detectada a tempo e devidamente tratada, pode ser bastante minimizada e a cegueira evitada.

Esteja atento a estes factores de risco:

  • ·         Pressão ocular anormalmente alta;
  • ·         Mais de 45 anos de idade;
  • ·         Histórico familiar de Glaucoma;
  • ·         Ascendência Africana ou Asiática:
  • ·          Miopia elevada;
  • ·         Lesões oculares prévias;
  • ·         Hipertensão sistémica

Não feche os olhos às doenças da visão. Informe-se junto do seu médico de família e consulte regularmente um oftalmologista ou optometrista. Esta é a melhor forma de prevenir ou travar o avenço dos problemas de visão associados à idade. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro