5ª Reunião Pública com a Vereadora Helena Roseta

O Bairro da Boavista recebeu a Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Arquitecta Helena Roseta, no Salão Paroquial de São José, pelas 18h15 do dia de ontem, 27 de Maio de 2010. A vereadora estava acompanhada pela sua equipa, pelo Padre José Agostinho, pároco que fazia de anfitrião, pela Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Dra. Inês Drummond, pelo Presidente da Administração da Gebalis, Dr. Luís Natal Marques, e pela Directora Municipal de Habitação. Presentes também, mas entre a população estavam a Dr.ª Maria Helena Correia e o Dr. Sérgio Cintra, ambos Administradores da Gebalis, a Dr.ª Rosa Ribeiro, Directora da Zona Norte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, alguns técnicos do Gabinete da Boavista da Gebalis e representantes da Polícia Municipal de Lisboa.

A população tinha começado a juntar-se à porta do salão paroquial, pouco depois das 15 horas, expondo os seus problemas que teriam de ser resolvidos nesta reunião…

Ao dar inicio à reunião pública, a Arquitecta Helena Roseta, falou sobre as reuniões públicas que irão ser realizadas ao longo do mandato e sobre o actual regime de atribuições de casas municipais. Depois da intervenção da Vereadora da CML, tomou a palavra o Dr. Luís Marques, que mostrou um gráfico (que mais tarde iremos publicar) e deu todos os detalhes sobre as intervenções que foram feitas e que vão ser futuramente efectuadas pela Gebalis aqui no Bairro (casas, prédios e elevadores).

Esta reunião devia iniciar 18h e terminar por volta das 20 horas, mas devido haver muita gente, foi estendido até às 22 horas. Participaram 49 pessoas, na sua maioria moradores do Bairro da Boavista, mas também do Bairro do Bom Pastor. Quando chegou a hora das intervenções dos moradores, a primeira pessoa a usar da palavra foi uma moradora do Bairro da Boavista, a Dona Gilda Caldeira, que mostrou a sua preocupação pela falta de equipamentos no Bairro da Boavista, como por exemplo: uma Casa Mortuária, um Centro de Saúde e uma Praça. Já a Dona Guilhermina disse que há mais 6 anos que anda a lutar para ter uma casa digna para conseguir cuidar do seu marido que já não anda; segundo o seu relato, o problema tem a ver mesmo com a higiene do marido, já que cerca 20 degraus impedem que possa tratar condignamente da sua higiene. Outra moradora, a Patrícia, disse que lhe tinha sido atribuído um T3; mas, à falta da indicação da morada, não se sabe onde se situa o dito apartamento. A Vereadora da CML ficou estupefacta em relação a este assunto.


Em resumo, os problemas principais deste bairro são a atribuição de casas, as obras, as rendas altas, as rendas em atraso, as pessoas não estão a conseguir suportar os aumentos de rendas. Além disso, os moradores acorrem ao gabinete da ‘Gebalis, EM’ no Bairro, mas os técnicos que estão na Boavista pouco ajudam. Está visto que, durante a sessão, os responsáveis pelo Gabinete da Boavista da Gebalis ficaram muito mal na fotografia, pelo mau serviço prestado à comunidade.

Do nosso ponto de vista, há que dizer apenas que foi muito bom ter a oportunidade desta reunião pública com a Vereadora Helena Roseta. Mas não se pode ficar por aqui: ousamos mesmo propor mais reuniões deste tipo, não apenas com a Vereadora para a Habitação, mas também com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com outros Vereadores, com os Administradores da Gebalis e com os Vogais da Junta de Freguesia. Só assim, se pode gerar um clima de proximidade recíproca entre os órgãos autárquicos de poder local e as populações pelas quais eles foram eleitos e a quem representam.

Comentários

  1. As pessoas do Bairro só se sabem queixar, pedir e criticar. Têm todos direitos mas ninguém tem deveres.

    Muita gente não se lembra que são elas próprias que fazem o Bairro, elas e os seus filhos. O Bairro a nível de infra-estruturas e fama está na situação que está porque muitas das pessoas (no geral) não sabem estimar as suas casas, os seus prédios e os espaços em comum.

    A falta de bases de civismo/educação/hábitos são a base dos problemas.

    Na primeira vez que saíram pessoas das casas baixas do Bairro e foram viver para prédios, houve pessoas que plantavam hortelã dentro da banheira, e os tacos de madeira que tinham no novo apartamento serviam para fazer fogueiras...parece uma anedota mas não é.

    Há prédios que não têm portas, porque essas portas serviram para ganhar algum dinheiro no ferro-velho.

    Se "o meu menino" partiu o vidro da entrada do prédio, foi um acidente quem deve de pagar é a Gebalis ou a CML ...dar um castigo ou uma repreensão está fora de questão...

    Depois ainda há a desculpa ou o mito que a pobreza tem a ver com o asseio, há moradores que têm 2 e 3 animais dentro de casa, obviamente que se não houver um cuidado especial, o cheiro começa a vir de dentro de casa para as escadas do prédio...

    Queria ainda referir que não são todas as pessoas do Bairro da Boavista, ...são algumas...e essas algumas é que estragam a pintura toda.

    Há pessoas no bairro pobres com educação, asseadas e com respeito pelos vizinhos.

    Ao contrario do que se diz nos média o Bairro não é só droga, não são só roubos, não é só crime, existem "filhos do bairro" que são pessoas honradas e educadas, existem Arquitectos, Professores, Advogados, Desportistas, Designers, Empresários...entre outras profissões relevantes. Por isso vamos tentar combater esta ideia que passa nos jornáis e tv por um Bairro com um Futuro melhor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro