Os Santos Populares no Bairro não se realizarão

Os Santos Populares não se realizarão

-

No passado dia 14 de Abril de 2009, iniciámos os pedidos para a realização dos Santos Populares de Beneficência, eu, Joaquim Pinto (autor do blogue) e outros moradores do Bairro da Boavista. Esses pedidos foram feitos por e-mail à Câmara Municipal de Lisboa (CML) e à Empresa Camarária “Gebalis – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa”; eram pedidos de apoios para a festa dos Santos Populares, que se ia realizar nos dias 5 e 6, 9, 10, 11 e 12 de Junho de 2009. Juntamente solicitámos materiais (por ex.: o palco, as cadeiras, as baias, o quadro de electricidade, mesas, Licenças de Ocupação Espaços e Licença Especial de Ruído e a isenção das taxas que podíamos ter que pagar) e também conjuntos musicais, se fosse possível, ou outros apoios. Recebi um e-mail do gabinete do Senhor Presidente CML – Sr. Dr. António Costa –, do qual o assunto seria reenviado para o Departamento de Apoio aos Órgãos do Município. Liguei para lá, e foi comunicado que o assunto foi reenviado para a Vereadora Acção Social – Sra. Dr.ª Ana Sara Brito. Então eu liguei; a sua secretaria comunicou que o assunto foi reenviado para a Gebalis. Entre vários telefonemas e e-mails para a Gebalis, não tive sorte de ser atendido e nem de receber qualquer resposta aos e-mails. Falei com o Presidente da Junta de Freguesia de Benfica – Sr. Domingos Pires. O mesmo mando-me falar com o Pelouro da Cultura (ainda na J. F. de Benfica), que ajudou a pressionar a Gebalis para que desse uma resposta, depois de um mês e duas semanas (quando tínhamos dado início aos pedidos para os Santos Populares). A Gebalis respondeu por carta, e não por e-mail, como tinha pedido inicialmente, dizendo que não podia ajudar, dado que eu e os outros moradores não nos candidatamos a esses apoios ou protocolos de que a Gebalis dispõe com as Entidades e Associações que trabalham nos Bairros.

Respondo só com dois pontos:

1. Nem eu nem os outros moradores somos uma associação, e por isso, logicamente, não podíamos candidatar-nos ao programa. E, mesmo assim, cada Associação trabalha para os seus interesses e não para os interesses do Bairro.

2. Se eu soubesse que amanhã ia morrer, não teria nascido. A Festa dos Santos Populares é para bem do Bairro, e também para ajudar uma jovem moradora que se encontra hospitalizada e paraplégica.

-

Há cerca de duas semanas, falámos com a Sra. Dra. Cristiana Veiga, do Pelouro da Cultura Junta de Freguesia de Benfica, por causa das Licenças Especiais de Ruído e da cedência de Espaço. A Dra. Cristinha deu-nos um formulário para preencher (para fazer os pedidos que queríamos). No mesmo dia, foi enviado por e-mail para a Divisão de Ambiente e Espaços Verdes. No dia seguinte ligaram-me da CML, da Divisão Ambiente e Espaços Verdes, a dizer a Licença de Especial de Ruído teria custos, que seria cerca de 300 euros por dia. Respondi com um "não, obrigado" (se eram 6 dias, daria um valor final de 1800 euros).

-

A Junta de Freguesia de Benfica apoiou a nossa causa desde os nossos primeiros contactos (meus e de mais alguns outros moradores). Tínhamos que fazer o pedido por escrito, e foi feito. Depois duma reunião do executivo da Junta, foram disponibilizados cerca de 500 euros, incluindo as licenças que solicitamos a Câmara Municipal de Lisboa.

-

Mas, uma vez que as Licenças chegaram apenas ontem, dia 9 de Junho, não será possível realizar os Santos Populares; não há tempo para contactar os conjuntos que já estão ocupados. Isto, para além de outros motivos.

-

Só para finalizar, tenho dizer uma coisa: é triste sermos tratados desta maneira.

-


-
Resposta da Gebalis relativa aos Santos Populares no Bairro da Boavista
-

Comentários

  1. o que tu querias éra que a a CML/GEBALIS fizesse o trabalhinho todo...são todos muito espertos...para o ano façam como os outros bairros da cidade e candidatem-se aos protocolos!!!
    Vocês não são mais do que os outros!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro