Projecto Ser Maior Ajuda nos T.P.C



O Projecto Ser Maior, inserido na 3º fase do Programa Escolhas, está intervir no Bairro da Boavista em Lisboa, ajuda diariamente os jovens do centro nos trabalhos escolares. Vários jovens decorrem ao espaço, para ter o apoio escolar e algumas actividades que lá podem encontrar. Diariamente o Projecto recebe, entre 10 a 15 jovens do ensino básico, que podem procurar ajuda das 15.30 ate ás 17 horas para o apoio escolar. No Ensino Secundário o centro presta o apoio diário a 10 a 13 jovens. As Técnicas do espaço a Inês e a Joana, terão muito gosto em ajudar do que for preciso. No mesmo espaço existe varias actividades, como por exemplo, actividades lúdicas ou pedagógicas, atelier expressão plástica, pinturas, e também existe o espaço CID – Centro Inclusão Digital, basicamente é o mundo da Informática, pode-se consultar o e-mail, MSN, hi5, blogs, youtube, realizar trabalhos escolares, buscas e mil e uma coisa, que lá puderam encontraram o técnico Sérgio que ajudará a mexer nos computadores e dar algumas dicas ou até formação. Este funciona 2ª e 3ª Feiras das 14 ás 19 horas (entre 17h até ás 18h só para o Ensino Básico. E dás 18h até ás 19h para Escola Virtual do Ensino Secundário). Todas as 4ª e 6ª-Feiras o horário é, 10.00 até ás 19 horas (entre 17h até ás 18h só para o Ensino Básico. E dás 18h até ás 19h para Escola Virtual do Ensino Secundário).

Falamos com dois jovens que opiniões teriam sobre o Projecto Ser Maior.

Diogo, tem 9 anos anda no 4º ano no Ensino Básico, diariamente decorre ao espaço depois de ter saído da escola ás 15.30m, para fazer trabalhos escolares, após de fazer os trabalhos escolares, faz peças de teatro, joga a bola e muitas mais actividades.

Núria, tem 8 anos, anda no 3º ano do Ensino Básico. Perguntamos, gostas de andar neste espaço? Sim, gosto. Porquê? Posso aprender muitas coisas, fazer escola virtual, desenhar, jogar, fazer teatro. Quando chega a hora de ir embora para casa, como ficas? Contente, porque aprende coisas novas.

Opiniões dos técnicos e estagiarias sobre o Projecto e o Bairro.

Sérgio técnico de Informática.
- O que achas deste Projecto, reduzindo uma só palavra? Necessário. Porquê? Vejo nos jovens falta de modelo de comportamento e no bairro, falta de espaços para haver mais convívio, com algumas regras entre os jovens.

Joana, técnica desenvolvimento comunitário.
- O que achas deste Projecto? Define em uma palavra!!! Imprescindível. Porquê? Porquê no bairro não existe mais nada para os jovens, e este sem dúvida foi a melhor coisa que aconteceu, para ajudar no dia a dia de cada jovem.

Vera e Sofia Estagiarias do espaço (animadora sócio-cultural)
- Sofia, quando te mandaram para o Projecto Ser Maior, no bairro da Boavista, o que é que pensaste do Bairro? Muita coisa, um bairro problemático, criminalidade elevada, mas basicamente foi uma imagem tirei na comunicação social, neste e de outros bairros como este (como tu dizes, a comunicação social, só vai aos bairros, quando acontecem coisas fora do seu dia a dia). Após conheceres o bairro. Qual é a ideia que sentes dele? Um Bairro Calmo. O que achas deste Projecto, reduzindo uma só palavra? Não se define.
- Vera, O que é que pensaste, quando te mandaram estagiar para este Bairro? Eu não conhecia este bairro, faço parte duma associação da qual íamos buscar jovens aos clubes, fora isso não conhecia. Mas para mim este bairro tem tudo, é um Mundo. Define o Projecto Ser Maior numa só palavra, Crescimento.


Este Projecto tem o apoio ou a pareceria com: Para além da Junta de Freguesia de Benfica, também apoiam este projecto o Movimento de Defesa da Vida (M.D.V.), o instituto de Apoio a Criança (I.A.C.), Gebalis, o Agrupamento de escolas Quinta de Marrocos e Pedro Santarém e a Escola EB1 Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.
Especialmente está incluindo no Projecto Mexe Comigo, da Câmara Municipal de Lisboa

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro