História do Conde Bonfim


4º Conde de Bonfim - Francisco de Melo Travassos Valdez



Porque o Conde no
Blog do Bairro da Boavista?

Em 1937/8, o Conde Bonfim foi quem ofereceu o seu terreno a Câmara Municipal de Lisboa, para construir para os mais carenciados. Foi nesse ano que saiu o decreto de Lei para deram inicio as obras no Bairro, no seu início foram construídas cerca de 100 casas prefabricadas, conhecidas casas de luzalite.

Em 25 de Outubro de 1941, foi fundado pelo o senhor Presidente da Republica António Óscar de Fragoso Carmona.

As casas só eram entregues se o casal já eram casados pela igreja, só assim é que tinham direito a uma casa, incluindo os móveis da cozinha, Agua, e luz. Cada casa tinha uma cor, cada cor era uma tipologia, cada família pagava entre 90 a 120 escudos de renda.

Havia algumas regras, como por exemplo as 10 da noite era cortado a luz, tinha se pagar um aluguer para ver televisão, não se podia estender roupa na rua.

A sua toponímia é essencialmente composta por denominações de plantas e nomes ligados à Monarquia, designadamente às rainhas portuguesas, que foram assim sendo conhecidos pelos moradores e que mais tarde a Câmara oficializou, pelo que quando houve necessidade de nomear nomes arruamentos no local a Comissão Municipal de Toponímia sugeriu os nomes Rainha Dona Brites, Rainha Dona Maria, Rainha Dona Catarina, rainha Dona Leonor, Rainha Dona Isabel, de Acácias, Azáleas, Azevinho, Begónias, Buganvílias e Magnólias entre outras.

O Bairro da Boavista foi modificando ao longo dos templos, ouve-se dizer, que o Conde vinha assistir aos casamentos praticados no Bairro. Uma delas foi dia 1 Novembro de 1941, celebrou-se 14 casamentos, foram convidados incluindo o Conde, o Presidente da Câmara Sr. Engenheiro Eduardo Rodrigues de Carvalho e o Sr. Bispo Helenopolis.

Hoje 2009 vivem neste Bairro 12 mil pessoas (numero não oficial) à para mais de 1500 casas.

Fontes: Tese da Dra. Manuela Ferreira e Câmara Municipal de Lisboa

Comentários

  1. Seria de muito bom tom que identificasse as fontes do hisrotial e não só.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro