Carta aos eleitores de Benfica, do Candidato pelo PSD, Antônio Alvim


Servir,                               
                           e resolver os problemas
                           das pessoas de Benfica





POR UMA BENFICA FELIZ


 
Caro eleitor da Freguesia de Benfica

Informo que sou candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, por escolha do PSD.

Candidato-me porque, sendo Médico de Família em Benfica há 25 anos, identifiquei uma série de problemas reais que afectam as pessoas que vivem em Benfica e para os quais penso representar uma mais valia na sua solução.
Honra-me e agradeço o convite, que assumo com sentido de Missão. Defendo a melhoria de condições de vida para os habitantes de Benfica, em especial dos mais idosos, cujas dificuldades conheço bem.
Por uma questão de transparência, desde já refiro que, em paralelo com a Presidência da Junta, manterei integralmente as minhas funções como Médico de Família. Não vou defraudar os meus doentes de há muitos anos. Possível porque disponho de uma Equipe excelente. Mas serei um autarca eficiente e inovador.

Há 17 anos promovi profundas alterações na acessibilidade aos Cuidados de Saúde Primários, criando em Benfica a Unidade de Saúde Familiar Rodrigues Migueis, em regime experimental. Desde o primeiro dia, 1 de Fevereiro de 2000, e nos 10 anos em que fui o seu coordenador, nunca os utentes tiveram de chegar de madrugada para conseguirem uma "vaga do dia". Os nossos utentes sabiam que todas as situações agudas seriam atendidas pelo "seu" médico, no próprio dia, e que as consultas não urgentes seriam marcadas facilmente, pelo telefone, num prazo máximo de 5 dias úteis.
Da experiência e avaliação muito positiva de 20 Unidades de Saúde Familiares (USFs), existentes em todo o País, em regime experimental, resultou a actual Reforma dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) iniciada em 2006, considerada um sucesso mundial. Sendo a única em Lisboa, a USF Rodrigues Migueis serviu de exemplo para a Reforma dos CSPs, na altura com reportagens em todas as Televisões e Jornais. Destaco um título no Diário de Notícias, com a frase de um nosso utente que dizia, "Se isto é um luxo devia ser um luxo para toda a gente".

Proponho-me transformar o papel do Presidente de Junta de Freguesia, centrando a sua ação na resolução dos problemas concretos das pessoas que vivem na nossa Freguesia e não apenas na mera gestão dos serviços da Junta. 

Os problemas a resolver, que me motivaram a concorrer, são os seguintes:

1)      Assistência aos idosos e a pessoas com incapacidade
Conheço muito bem, como médico, o drama da solidão dos mais idosos e sem apoios. Por outro lado, tenho conhecimentos e experiência na Direção de IPSSs.
Benfica tem cada vez mais pessoas com mais de 80 anos, o que é motivo de muita satisfação. Contudo, isso implica, por um lado, a consciencialização desta questão e a aplicação de politicas de apoio ao envelhecimento ativo e saudável e, por outro, o apoio eficiente a todos os que já sofrem de alguma limitação.

Assim, se for por vós eleito será minha prioridade:
- Alargar a Universidade Senior
- Promover actividades lúdicas aonde as pessoas se possam encontrar e confraternizar;
- Disponibilizar equipamentos (ginásios, piscinas, …) e a sua utilização máxima;
- Garantir o transporte dos utentes com dificuldades de mobilidade para estas actividades;
- Promover o aparecimento de mais Centros de Convívio e Centros de Dia e acompanhar o seu desempenho e qualidade;
- Promover  e acompanhar cantinas comunitárias e a distribuição domiciliária de refeições;
- Promover e acompanhar, de forma exigente, os Serviços de Apoio Domiciliário de qualidade, ajustados às necessidades, acessíveis financeiramente e sem tempos de espera. Para isso, pretendo chamar IPSSs e outras entidades nesta área para Benfica, promover e gerir o emprego nestas áreas (criando bolsas de oferta e bolsas de procura) e o voluntariado nestas áreas. 

2)      Acesso à Saúde
Como médico de família a trabalhar há muitos anos em Benfica conheço bem as dificuldades dos utentes.

Em nome dos fregueses de Benfica irei reclamar com toda a veemência, junto das autoridades de saúde, para que todos consigam marcar uma consulta por telefone e sejam atendidos pelo seu Médico de Família ou Enfermeiro, nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários da nossa Freguesia de Benfica num prazo máximo de 5 das úteis e para o próprio dia em todas as situações de doença aguda.
Irei reclamar, até o conseguir, que o nosso Hospital de referência – Santa Maria- dê resposta, em tempo útil, às consultas das várias especialidades, acabando com o escândalo de primeiras consultas marcadas com mais de um ano de espera.
E, irei impedir, o que se está a preparar nas costas da população, a deslocação de uma das Unidades de Benfica - aponta-se para que seja a USF Rodrigues Migueis, aonde trabalho - para o Alto dos Moinhos, fora de Benfica e com mau acesso aos nossos utentes.

3)      Mobilidade e transportes em Benfica
Tenho experiência como freguês de Benfica que vive e trabalha em Benfica.

Os transportes em Benfica estão organizados para levar as pessoas para o Metro e para o Centro de Lisboa. Ora, Benfica não só é uma freguesia com uma grande extensão como tem muito gente que faz a sua vida exclusivamente em Benfica.
Assim irei promover a existência de carreiras de autocarros a circularem exclusivamente em Benfica unindo os vários pontos fulcrais, nomeadamente, centros de saúde, escolas, mercado de Benfica, supermercados, CTTs, Finanças, farmácias, centros comerciais, etc.
A EMEL prepara-se para avançar fortemente em Benfica e impor em muitos dos espaços o parqueamento pago. Se isto acontecer serei intransigente em 2 coisas: que todos os moradores de Benfica tenham direito a estacionamento gratuito em toda a freguesia de Benfica, e não apenas na zona aonde moram, e que o dinheiro que a EMEL paga pela exploração do estacionamento em Benfica deve reverter totalmente para Benfica designadamente para financiar os autocarros circulares em Benfica.

4)      Escolas e melhor ensino
Tenho conhecimentos e experiência como encarregado de educação, tendo, enquanto tal, feito parte de conselhos de turma. Conto na minha lista com a Dr.ª Luísa Coelho, alguém com muita experiência nesta área.
As nossas escolas têm de ser seguras e realizar cabalmente o seu papel de formação e suporte à educação dos nossos jovens. Compete ao Presidente da Junta garantir que tal acontece.
Promover clubes escolares fará parte desta estratégia.

5) Condições para os casais jovens - Creches
Criar condições para que os casais jovens se possam fixar em Benfica é urgentíssimo. Uma delas passa pela existência de creches acessíveis, que não pesem no orçamento familiar, em número suficiente

Termino, em primeiro lugar, pedindo a todos os eleitores de Benfica que me APOIEM. E, em segundo lugar, pedindo aos eleitores que me conhecem e que reconhecem a minha acção Reformista e o meu empenho em defesa de um melhor serviço público, desde há 25 anos demonstrado aqui em Benfica, que votem e façam campanha por mim, pois só assim será possível ganhar.



Ajudem-me
“Por uma Benfica Feliz”
António Maria Trigueiros de Sousa Alvim 
https://www.facebook.com/AlvimBenfica2017/
alvimbenfica@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro