Site da CM—Lisboa: O Bairro da Boa Vista"- 75 anos em imagens



O Bairro da Boa Vista"- 75 anos em imagens

25, outubro 2016
O Bairro da Boavista está de parabéns. Um dos mais antigos bairros sociais da cidade faz 75 anos e para o comemorar foi inaugurada hoje, dia 25 de outubro uma exposição que conta a história daquela zona da cidade.Em ano de aniversário, o presente não podia faltar. O presidente da CML lembrou a construção de mais de 300 novos fogos previstos para o bairro como " o maior investimento em habitação pública realizado em Lisboa nas últimas décadas" .
Com um investimento previsto de cerca de 25 milhões de euros, a construção dos 310 novos fogos é a concretização de um desejo antigo dos habitantes do bairro.
Segundo Fernando Medina, as primeiras 50 habitações de nova geração, casas energeticamente eficientes, estarão concluídas dentro dos próximos 12 meses.
Para o presidente da CML, o projeto que está a nascer no Bairro da Boavista é muito mais que um bairro social, é, nas palavras do autarca " um novo modelo de habitação municipal que qualquer família ambiciona, é acima de tudo um nova forma de habitação que pode ser usada em toda a cidade".
Em dia de aniversário, Medina confessou ter conhecido melhor o bairro, assim como " a força das suas gentes" e falando do futuro garantiu que a CML tudo fará para "que possam contar com os amigos que têm e que ajudaram tornar possível a concretização este sonho", numa referência especial ao papel da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, e da Vereadora da Habitação da CML, Paula Marques, também presentes na cerimónia.
Helena Roseta, deixou também um desejo especial "que o Bairro da Boavista seja considerado um bairro histórico, e assim conste em todos os guias da cidade. 
Uma festa de aniversário não ficaria completa sem bolo de aniversário  e nem os tradicionais parabéns  que o Presidente da CML cantou integrando um coro de vozes que marcaram presença.
Tempo ainda para a homenagem a diversas personalidades que marcaram a história do bairro. Helena Roseta recebeu das mãos de Fernando Medina um dos prémios da noite como reconhecimento do trabalho realizado em prol da Boavista.
" O Bairro da Boa Vista"
Momentos antes, Presidente da CML acompanhado por vários membros do executivo municipal, pela Presidente da AML e por dezenas de moradores começou por visitar a exposição " O Bairro da Boa Vista",que conta em trinta e três fotografias a história deste bairro Municipal, ouvindo atentamente as explicações de Gilda Caldeira, presidente da Associação de Moradores  r uma das vozes do Bairro da Boavista.
Passados 75 anos após a entrega das primeiras chaves aos habitantes deste bairro, a exposição hoje inaugurada recorda através das imagens a passagem do tempo por este bairro lisboeta.
As profundas transformações, sobretudo devido às diversas fases de construção de habitações de alvenaria entre os anos 40 e 70, estão aqui expostas, bem como o futuro próximo do bairro alfacinha.
A mostra resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Benfica, Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista e Agência Lusa.
Pode ser visitada até ao final de novembro entre as 10h00 e as 20h00 no Complexo Desportivo do bairro da Boavista.

A história do bairro
O Estado português criou, em 1938, o denominado Programa de Casas Desmontáveis.
Era uma nova modalidade que com rapidez permitia fazer face às necessidades de realojamento após a eliminação das zonas de barracas que foram criadas ao longo da cidade.
O atual território do Bairro da Boavista, em Benfica, era um enorme descampado caracterizado pela vista deslumbrante. Do alto desse descampado avistavam-se o Rio Tejo e a Serra de Sintra e nasce um novo bairro, inaugurado em 1941, o da “Boa Vista”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro