Com orgulho comunico: Pe. AGOSTINHO SOUSA, foi nomeado Superior Conselho Provincial

Dehonianos: Novo Superior Provincialimprimir

Comunico que o Superior Geral, Pe. José Ornelas Carvalho, nomeou, na manhã do dia 2 de Abril, o novo Superior Provincial e Conselho Provincial para o triénio 2015-2018, assim constituído:
 
Superior Provincial: Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa
1º Conselheiro: Pe. António José Martins de Paiva Loureiro
2º Conselheiro: Pe. Pedro Fernandes Coutinho
3º Conselheiro: Pe. Roberto Viana Soares
4º Conselheiro: Pe. João Nélio Simões
 
 
Felicito estes nossos confrades por terem aceite desempenhar este serviço à Província. Faço votos para que o Senhor os ajude a levar por diante esta missão, com alegria, generosidade e dedicação, dóceis ao Espírito Santo e atentos aos desafios que se nos apresentam nestes tempos mais próximos.
 
O Superior Provincial e o seu Conselho tomarão posse a 1 de Julho de 2015, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Antes, no dia 30 de Junho, realizar-se-á uma sessão do Conselho Provincial cessante com o Conselho Provincial nomeado para partilha de informações sobre a vida e situação da Província e passagem de testemunho. Depois, a 1 de Julho, já em plenitude de funções, terá lugar a primeira sessão do Conselho para programar o triénio 2015-2018 e abordar os assuntos correntes da vida da Província.
 
Além do Superior Provincial e Conselheiros, fazem parte do Governo Provincial o Ecónomo Provincial e o Secretário Provincial. Ao Ecónomo Provincial compete administrar os bens da Província. O mandato do actual Ecónomo Provincial, Pe. António Tomás Correia, termina a 11 de Agosto de 2016. Ao Secretário Provincial compete coadjuvar a actividade do Superior Provincial e seu Conselho bem como dos organismos Provinciais. O mandato do actual Secretário Provincial termina a 30 de Junho de 2015. Compete ao novo Superior Provincial, com o parecer do seu Conselho, nomear o Secretário Provincial.
 
Agradeço aos actuais Conselheiros, Ecónomo e Secretário Provinciais a dedicação e a generosa colaboração nestes anos de trabalho em conjunto no serviço à Província e desejo que continuem a exercer com pleno empenho o seu mandato nos meses que medeiam até à tomada de posse daqueles que acabam de ser nomeados para nos suceder nos cargos que temos vindo a desempenhar.
 
Unido no Coração de Cristo e agradecido a Deus pela nomeação do novo Superior Provincial e seu Conselho, envio-vos um abraço amigo e fraterno.
Desejo a todos Páscoa Feliz.
 
 
Pe. Zeferino Policarpo, scj
superior provincial
 
 
 
Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa - Curriculum
 
O Pe. José Agostinho de Figueiredo Sousa, filho de António de Sousa e de Dulcínia Fernanda Pereira de Figueiredo, nasceu a 1 de Fevereiro de 1965, em Alvarenga, Arouca, Diocese do Porto. Foi baptizado a 14 de Fevereiro de 1965, em Alvarenga, e crismado a 20 de Maio de 1980, no Seminário Missionário Padre Dehon, no Porto. Frequentou o Seminário Missionário Padre Dehon (Porto), de 1975 a 1980, e o Instituto Missionário Sagrado Coração (Coimbra), entre 1980 e 1982, fazendo aí a sua formação liceal. Depois de um ano de Noviciado, na Casa Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro, emitiu a Primeira Profissão a 29 de Setembro de 1983 e, mais tarde, a Profissão Perpétua a 6 de Janeiro de 1990, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, Lisboa. Iniciou os estudos filosófico-teológicos na Universidade Católica de Lisboa em 1983, interrompendo-os por dois anos para um estágio de Vida Religiosa como Assistente, no Colégio Missionário Sagrado Coração (Funchal). Concluiu o Curso de Teologia na Universidade Católica, em Lisboa, em 1991. Foi ordenado Diácono a 7 de Julho de 1991, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e Presbítero a 2 de Agosto de 1992, no Seminário Missionário Padre Dehon, no Porto. Entre 1992 e 1995 integrou a comunidade do Seminário Missionário Padre Dehon, no Porto, onde foi Educador e Director Espiritual. Entre 1995 e 1999 integrou a comunidade do Centro Dehoniano, no Porto, sendo Vigário Paroquial da Paróquia da Boavista. De 1999 a 2004 exerceu as funções de Director da Obra Social ABC (Amici Boni Consilli), em Rio Tinto (Porto), propriedade da Província, e assistindo pastoralmente várias comunidades cristãs das redondezas. Desempenhou o cargo de 1º Conselheiro Provincial de 1 de Julho de 2003 a 30 de Junho de 2006 e de 1 de Julho de 2006 a 30 de Junho de 2009. De 12 de Agosto de 2004 a 11 de Agosto de 2010 exerceu a função de Superior do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide. De Setembro de 2010 a Outubro de 2013 estudou Doutrina Social da Igreja, no Instituto Católico de Paris, colaborando com a Província da Europa Francófona na actividade paroquial e, mais recentemente, na formação dos candidatos Dehonianos daquela entidade da Congregação. A 11 de Julho de 2014 foi nomeado colaborador do Ecónomo Geral da Congregação para projectos de desenvolvimento cooperação e ajuda humanitária e para o contacto com os organismos públicos e eclesiais de solidariedade. Com a nomeação do Pe. José Agostinho para Superior Provincial, termina a colaboração que prestava à Província da Europa Francófona e ao Ecónomo Geral.
 
Pe. Zeferino Policarpo, scj
superior provincial

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro