2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

aias
Dia 28 de setembro, último domingo do mês, acordou com um tempo ameno, e a ausência da chuva deu espaço ao sol, propício para umas boas pedaladas, fomos até Lisboa, mais propriamente ao pulmão da capital, o Bairro da Boavista, para participar no passeio inserido no calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), e realizado pelo Clube Desportivo Lisboa e Águias.
Bem cedo começaram a chegar os participantes, confirmadas as inscrições, dois dedos de conversa, e pelas nove horas tudo apostos para dar início às pedaladas. Às 9,15 o pelotão com cerca de três centenas de cicloturistas começava a rolar, pela frente um trajeto com uma extensão de 60 quilómetros aproximadamente, com passagem por; Pina Manique, Buraca, Benfica, Largo da Luz, Sete Rios, Alameda das Universidades, Campo Grande, Campo Pequeno, Saldanha, Marques de Pombal, aqui feita inversão de marcha, pela Av. Fontes pereira de Melo, novamente o Saldanha, Entre Campos, Av. Igreja, Av. Rio de Janeiro, Av. Brasil, Rotunda do Relógio, Encarnação, Praça José Queiroz, Expo, Gare do Oriente, Av. Infante D. Henrique, Santa Apolónia, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Alcântara, Belém, Algés, Av. Das Descobertas, Cabo de Ávila, Estrada da Portela, Estrada de Monsanto, e Sede do Águias, local de onde a caravana partiu, e chegou pouco passava das 12,30.

Olhando pedalada a pedalada:

Recente ainda na modalidade, o C. D. Lisboa e Águias é um grupo que já se impõe nos eventos, assíduo nos passeios, já demostra muita maturidade, e o seu 2º passeio foi sem dúvida excelente, a organização esteve bem, soube manter a pedalada, proporcionando assim acessível a todos, num pelotão composto com elementos masculinos, muitos femininos, e muitos alguns jovens, o que é importante para a modalidade, onde todos em conjunto, conseguiram proporcionar uma manha de fortes pedaladas, com um trajeto de dificuldade baixa/média, onde talvez as maiores dificuldades fossem para a subida da Av. Das Descobertas, de Algés até ao alto do Restelo, onde lá no cimo sem parou para reagrupar, para que todos pudessem chegar em pelotão compacto ao local da partida, o complexo desportivo do Clube Desportivo Lisboa e Águias.
pelo
Apesar de muitos dizerem que Lisboa não é ciclável, hoje mais uma vez se demostro que isso não é verdade, e as bicicletas provaram isso, ao mesmo tempo que alegraram e coloriram alguns dos pontos mais emblemáticos da capital. E neste passeio temos de salientar também o excelente trabalho feito pela divisão de trânsito da PSP de Lisboa, que deu segurança a toda a longa caravana.
Pudemos ainda neste passeio que contar ainda com um abastecimento sólido e liquido na zona da Matinha, e no final, os participantes além das tradicionais lembranças alusivas ao evento que recebem, ainda puderam deliciar-se com um petisco, grelados diversos, a fim de recuperar as energias desperdiçadas, ao mesmo tempo que relembravam os bons momentos passados, e confraternizaram tarde dentro.
Quase em final de reportagem, ainda falamos com um dos responsáveis pela organização, Maria Gouveia dizia-nos; “Foi o nosso segundo passeio, temos de fazer um balanço positivo, apenas a lamentar duas quedas, mas nada de especial. O tempo ajudou, tivemos mais participantes do que a edição anterior, o que para nós é muito positivo, isto é uma maneira de convivermos, de passarmos um domingo, e de praticarmos desporto. Este passeio é para continuar, nós vamos continuar a pedalar por ai, e fica a mensagem de tentarmos para o ano de ter ainda mais participantes, e fica a mensagem, pedalem”.
E foi sem dúvida um belo passeio, uma excelente organização, um passeio que se recomenda, finalizamos deixando os parabéns, esperamos voltar em 2015, deixando agora com os votos de bons passeios boas pedaladas, voltaremos no próximo fim-de-semana com mais notícias, desta vez novamente na capital, para o passeio dos três concelhos, um evento de grandes tradições organizado pela CGTP, com saída e chegada à Alameda das Universidades em Lisboa.
Texto e fotos: José Morais

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro