23 de janeiro de 2014

Papa Francisco nomeou hoje Pedre Manuel Saturino, parabéns!




"Cidade do Vaticano, 23 jan 2014 (Ecclesia) - O Papa Francisco nomeou hoje o religioso dehoniano Manuel Saturino da Costa Gomes para o cargo de prelado auditor do Tribunal da Rota Romana, da Santa Sé.

O sacerdote madeirense era professor de Direito Canónico na Universidade Católica Portuguesa e juiz do Tribunal Patriarcal de Lisboa e passa a fazer parte do colégio de juízes da Rota, com residência em Roma.

A tomada de posse está marcada para esta sexta-feira, no Vaticano, com o juramento perante o Secretário de Estado da Santa Sé, seguindo-se a audiência anual do Papa ao tribunal.

A Rota Romana é o tribunal ordinário da Santa Sé para julgar processos de apelo (segunda instância) ao Papa; julga também em terceira e última instância as causas julgadas por ele próprio e por outros tribunais eclesiásticos.
A instituição tem ainda a seu cargo o julgamento de causas reservadas ao Romano Pontífice (Papa), relativas a chefes de Estado, cardeais, bispos, dioceses e outras pessoas jurídicas.

O padre Manuel Saturino da Costa Gomes nasceu a 29 de novembro de 1952, em Machico, Madeira; a sua ordenação sacerdotal aconteceu a 14 de agosto de 1983, na Sé do Funchal.

De 1982 a 1987 frequentou o Instituto ‘Utriusque Iuris’ da Universidade Pontifícia Lateranense, em Roma, onde obteve a Licenciatura e o Doutoramento em Direito Canónico; desempenhou o cargo de diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de 1996 a 2002.
O membro da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) foi também o primeiro diretor do Centro de Estudos de Direito Canónico, substituído pelo atual Instituto Superior de Direito Canónico da UCP, do qual foi também diretor de Janeiro de 2005 a julho de 2011; é membro da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária para aplicação da Concordata e da Comissão da Liberdade Religiosa.

nomeação foi publicada hoje na sala de imprensa da Santa Sé."

NOTA: esta informação foi retirada do site http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl&id=98735

Sem comentários:

Enviar um comentário