Carta Aberta sobre o 2º Polo USF Gerações



Carta Aberta
Ministro da Saúde – Sr. Dr. Paulo Macedo
Secretário de Estado da Saúde – Sr. Dr. Manuel Teixeira
Presidente da CM-Lisboa – Sr. Dr. António Costa
Vereadora Ação Social CM-Lisboa – Sr. Arq. Helena Roseta
Presidente da JF-Benfica – Sra. Dra. Inês Drummond
Grupos Parlamentares de Saúde dos Partidos Representados na Assembleia da Republica
Comissão de Saúde da Assembleia da Republica
Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Lisboa
Órgãos da Comunicação Social

Caros Amigos,

Como é do vosso conhecimento foi em Fevereiro de 2012 que ficou concluído o 2º Polo da Unidade de Saúde e Familiar das Gerações (Centro de Saúde de Benfica) que custou aos cofres do Estado Português aproximadamente 800 mil euros.

Esta obra demorou cerca de 7 meses a ficar concluída. Ante a demora da abertura das instalações a Associação de Moradores do Bairro da Boavista, a Farmácia da Boavista, Junta Freguesia de Benfica e Câmara Municipal de Lisboa, perante o silêncio das entidades responsáveis e o começo de degradação das instalações, provocada pelo abandono a que foi votado o edifício, começaram a fazer pressão junto do Ministério da Saúde e da ARSLVT, no sentido de procederem a abertura dos serviços a que destinavam as instalações. Nunca obtivemos qualquer resposta!  

Só quando assunto foi divulgado através dos meios de Comunicação Social (em meados de Junho 2012), houve uma resposta via telefone, para marcação de uma reunião com ARSLVT, Associação de Moradores e Junta Freguesia de Benfica. Nessa altura foi comunicado pelo representante da ARSLVT, Sr. Dr. Luís Pisco e pela Sr. Dra. Manuela Peleteiro (Diretora Executiva da ACES Lisboa Norte), que o 2º Polo abriria após concluído ramal da Portugal Telecom. Entre o fim da obra e a data reunião fim do Verão, não foi possível fazer as ligações da Agua Luz e rede telecomunicações!?

Em colaboração com a ACES Lisboa Norte e a Associação de Moradores do Bairro da Boavista, esta ficou incumbida de fazer chegar aos moradores uma carta que foi entregue a 1500 habitações em que se afirma “De finais de Setembro de 2012 até Janeiro de 2013 decorrerá um período de transição com as actividades adiante descritas.

E mais adiante “A Unidade de Boavista estará a partir de Janeiro de 2013 a funcionar como 2º Pólo da Unidade de Saúde Familiar das Gerações (USF Gerações), já em laboração desde Fevereiro de 2012.”
Acontece que o mês Janeiro 2013 já está passado, e continua a fazer-se a transição desde Setembro 2012 com a presença de 1 Médico, 1 Enfermeira, 2 Administrativos e 1 Segurança das 09h00 às 16h00.

Ficamos admirados com o aproveitamento retirado de tão boas instalações. Quanto custará cada consulta nesta unidade de saúde?

A Associação de Moradores vem por este meio chamar atenção para a necessidade da abertura total do centro e com o horário mais alargado, igual Centro Saúde de Benfica, dando oportunidade aos trabalhadores/residentes que chegam depois das 18 horas. Assim, acabaria o desperdício que se está verificando neste 2º Polo que foi construído para inscrição de cerca 900 utentes sem médico (residentes do Bairro) e ainda os outros utentes com médico que estejam interessados usufruir deste polo.

Perguntamos: para quando o funcionamento em pleno usando todas as capacidades criadas que já estão ao dispor das autoridades de saúde desde Fevereiro de 2012 para ser oferecidas à população!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro