Unidade Saúde e Familiar do Bairro da Boavista, vai ser assim...

Após ter conhecimento que estava a iniciar as obras para o futuro Centro de Saúde, solicitei informações à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo I.P.


E através do senhor director do Departamento de Instalações e Equipamentos foi possível saber um pouco mais do que vai ser a USF do Bairro da Boavista.










UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR (USF) BOAVISTA

A construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) BOAVISTA permitirá melhorar drasticamente a acessibilidade da população do Bairro da Boavista à prestação de cuidados de saúde primários, com vantagens significativas para a qualidade e continuidade dos cuidados prestados e para a capacidade de resposta e eficiência dos serviços.
O novo equipamento é constituído por um edifício com 1 piso, coberto por uma zona ajardinada exterior, albergando 5 gabinetes de consulta médica, 3 salas de enfermagem e tratamentos, zonas de entrada, recepção e informação, área de espera e instalações sanitárias para utentes, bem como espaços de apoio administrativo e de coordenação, espaços técnicos e de apoio geral. Está ainda incluída a criação de 6 lugares de estacionamento automóvel.
O número de gabinetes médicos permitirá atender até 7.500 utentes.
O edifício ocupa uma área de construção total de 558,50 m2, a implantar numa parcela de terreno disponibilizada pela CML, com a área de 1.813,00 m2, situada na Rua Rainha D. Brites, no interior do Bairro.
O projecto de arquitectura é da autoria do gabinete FALANSTÉRIO, que refere na  memória descritiva:
Aproveitando o declive natural do terreno propõe-se um edifício semienterrado e com uma praça de estadia no prolongamento verde sobre a sua cobertura ajardinada. O conceito define um terreno que levanta uma “prega” para arrumar os volumes arquitetónicos por baixo dela, diluindo o edifício na topografia e modelando-a, minimizando o impacto da construção e reinventando o caráter de jardim espontâneo do local. O projeto paisagístico mantém os percursos pedonais, aproveita as árvores existentes e propõe novas espécies que reforçam a interligação do edifício com o terreno e a envolvente.”
A construção da USF BOAVISTA representa um investimento do Ministério da Saúde no montante de 959.400,00 Euros (com IVA) e tem um prazo de execução de 7 meses. A execução da obra foi consignada no passado dia 28 de Julho à empresa GRAVINER Construções, S.A., prevendo-se que esteja concluída no fim do mês de Fevereiro de 2012.

Comentários

  1. Ana Filipa Patraquim26 de agosto de 2011 às 22:07

    bem...espero que vá mesmo ficar assim bonitinho, para compensar a barulheira que eles andam para aqui a fazer antes das 8 da manhã e a grua assustadora que está aqui por cima ;P

    ResponderEliminar
  2. Espero e desejo que tudo vá funcionar . Arquitetonicamente gosto muito.
    Cumprimentos .anA

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Acho muito importante estes novos investimentos e melhorias no nosso bairro, tentem é não se esquecer dos focos da Alvenaria que estão completamente degradados, sei que á pessoas que não concordam porque tem condições e rendas baixas mas eu falo por mim porque vivo no T1(considerado pela Gebalis um T2), assim sendo sou obrigada a viver com a minha filha de 14 anos num mini quarto que nem tem uma janela para respirar e não deixo de estar a pagar €100,00, sem condições absolutamente nenhumas.

    Sandra Costa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

2º Passeio do Lisboa e Águias junta 300 participantes

Piscina do Bairro da Boavista - Horários e Tabela Preços

Gravações dos Morangos com Açúcar no Bairro