Declarações sobre o Ensino geram polémica e preocupação social



Declarações recentemente divulgadas e atribuídas ao Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, estão a gerar forte polémica e reações críticas em vários setores da sociedade, em particular entre profissionais da educação, pais, encarregados de educação e trabalhadores da função pública.

Na citação partilhada publicamente, o governante afirma que “quando metemos pessoas que são todas de rendimentos mais baixos a beneficiar de um serviço público, sabemos que o serviço se deteriora”, acrescentando que “é assim nos hospitais, nas escolas públicas”.

Uma afirmação que levanta sérias preocupações

Estas palavras suscitam preocupação por associarem diretamente o acesso universal aos serviços públicos, um dos pilares do Estado Social,n a uma alegada degradação da sua qualidade. Para muitos, esta visão contraria princípios fundamentais como a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o papel da escola pública enquanto espaço de diversidade, coesão e justiça social.

No caso concreto da educação, vários profissionais sublinham que os problemas existentes nas escolas públicas não resultam dos alunos ou das suas condições socioeconómicas, mas sim de anos de subfinanciamento, falta de recursos humanos, desvalorização das carreiras e políticas educativas instáveis.

Escola pública: pilar da democracia

A escola pública tem sido, historicamente, um dos principais instrumentos de mobilidade social, permitindo que crianças e jovens, independentemente da sua origem, possam construir percursos de vida mais justos e dignos. Associar rendimentos baixos à deterioração dos serviços é, para muitos

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