Este inverno não deixe que a Gripe o apanhe desprevenido!

Estimad@ Utente,
Embora sejam causadas de formas diferentes e o seu impacto na saúde seja distinto, a gripe e a constipação são comuns nas estações mais frias. Quer evitá-las? Há cinco estratégias que ajudam a fortalecer o seu sistema imunitário.

O período entre dezembro e fevereiro é, atualmente, aquele em que o vírus da gripe – doença aguda viral cujos sintomas se manifestam subitamente, sendo os mais frequentes mal-estar, dores musculares, dores de cabeça, tosse e febre alta – se encontra mais ativo. Já a constipação é uma infeção que afeta apenas as vias respiratórias superiores, manifestando-se gradualmente, por exemplo, por nariz entupido, espirros e olhos húmidos. No entanto, ambas têm um aspeto em comum: são mais frequentes com a chegada do frio, altura do ano em que passamos mais tempo em locais fechados e pouco ventilados, perfeitos para que haja contágio.
Para evitá-las, deve adotar hábitos de vida saudáveis que ajudem a regular e a fortalecer o sistema imunitário – o escudo biológico que nos protege contra microrganismos capazes de nos deixar doentes. 

1. Lave bem as mãos
De acordo com um estudo publicado Journal of Occupational and Environmental Hygiene, levamos as mãos à cara, em média, cerca de 16 vezes por hora. Sendo a boca e os olhos a principal porta de entrada para os vírus, é importante fazer uma correta higiene das mãos: lave-as com água e sabão, durante cerca de 20 segundos, especialmente antes das refeições e após uma ida à casa de banho; se não for possível fazê-lo, utilize toalhetes para o efeito. Uma vez que os vírus da gripe é transmitido por gotículas de saliva, sempre que espirrar ou tossir, faça-o para um lenço ou para o antebraço, lavando depois as mãos.

2. Faça uma alimentação “colorida
Ao consumir fruta e legumes estará a reforçar as defesas do organismo. Inclua na sua alimentação frutos vermelhos, citrinos (por exemplo, laranja e limão), maçãs, quivis, espinafres, couve, cenoura, cebola e alho que são ricos em nutrientes como a vitamina C e E, betacaroteno e zinco. Chás e infusões são úteis no combate ao frio e eficazes na expulsão de microrganismos nefastos. Por outro lado, deve evitar o consumo de alimentos ou bebidas ricas em açúcar, dado que este ingrediente afeta o bom funcionamento das células do sistema imunitário.

3. Calce os ténis todos os dias
Quem não faz exercício está mais suscetível a gripes e constipações. A prática de exercício aumenta a circulação sanguínea, ajudando os leucócitos a combater, de forma mais eficaz, as bactérias e os vírus. Além disso, ajuda a melhorar a qualidade do sono, fator que contribui para um sistema imunitário mais robusto. Para obter estes benefícios, basta 30 minutos de atividade física moderada, por dia, como caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar.

4. Vacinar-se é fundamental
Esta é a principal medida para prevenir o vírus da gripe, especialmente nos grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde: pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; doentes crónicos ou imunodeprimidos (a partir dos 6 meses); grávidas; profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. O período de vacinação iniciou-se na terceira semana de outubro e prolonga-se por todo o inverno.

5. Conviva e descontraia
Ao contribuir para contrariar o stress e combater a ansiedade e a depressão, a troca de abraços pode ajudar a evitar a gripe, revela um estudo publicado na revista científica Psychological Science. Isto acontece devido à forte relação que existe entre níveis elevados de stress e um sistema imunitário fragilizado – quando este estado se torna crónico, expõe o nosso organismo a hormonas que afetam a eficácia das nossas defesas, tornando-nos mais vulneráveis a doenças, como gripes e constipações. Hábitos como meditar, descansar e relacionar-se com outras pessoas podem ajudar a combater este estado imunossupressor.

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